06/02/2015 Anunciantes

A trajetória da Vêneto Transportes Ltda.

O proprietário não demonstra nenhum arrependimento. “Tudo valeu a pena. Acordaria amanhã e começaria tudo de novo”, finalizou Rui Vanzin.

Patrocinadora do blog Piccolo Esportivo desde 2013, a Empresa Vêneto Transportes teve uma história de lutas e dificuldades. Rui Vanzin, proprietário da empresa, nasceu no Município de Nova Roma do Sul. Filho de Valeriano Vanzin e Elidia Appio Vanzin, Rui é o 5º filho de uma família de 12 irmãos.
 
A família sempre trabalhou na agricultura. As terras da família ficavam longe da residência, o que dificultava a produção de várias culturas. “A situação econômica era bem difícil. Na mesa sempre tinha polenta e de vez em quando um franguinho na panela”, lembra Rui. 
 
Rui permaneceu trabalhando com os pais até 16 anos. Neste período, cursou o Ginásio em Nova Roma do Sul. “Caminhava 14 km entre a residência dos meus pais até a escola no centro do Município”, lembrou o empresário de 57 anos.
 
Aos 16 anos Rui foi trabalhar numa família em Farroupilha. Sulfatava os parreirais durante o dia e a noite ainda encontrava animo para cursar o 2º grau no Colégio São Tiago. 
 
Em 1975, aos dezoito anos, Rui mudou-se para Caxias do Sul para trabalhar na Expresso Javali com a irmã Nair. “Na primeira entrega como ajudante descarreguei 12 mil kilos de lingotes de alumínio manualmente na Empresa Eberle”, recorda Rui que morava com outros irmãos numa república na Rua Marquês do Herval, próximo ao Hotel Real.
 
Durante a conversa, Vanzin lembrou-se de outra história descontraída de quando trabalhava como office-boy na Expresso Javali. O gerente pediu que colocasse as faturas dos clientes no correio, mas Rui passou a tarde entregando-as pessoalmente em cada empresa.

“Como ainda não conhecia a cidade de Caxias do Sul, pedia informações para fazer a entrega dos documentos” sorriu Vanzin, que no tempo de lazer cuida da plantação de uvas e produz o seu vinho na chácara no Município de Nova Pádua.
 
Em 1978, Rui iniciou a pós-graduação em Administração de Empresas na Universidade de Caxias do Sul. No dia 8 de agosto, quando completava 21 anos, Vanzin foi convidado para gerenciar a filial da Expresso Javali em São Paulo. “Foi uma decisão muito difícil. Era como fazer um intercambio para outro país nos dias de hoje. Deixei a família e amigos para morar num estado onde não conhecia ninguém”, destaca ele, que viajou com um motorista da empresa para o centro do país.
 
Em 1982 prestou vestibular para Direito FIG – Faculdade Integrada de Guarulhos. Rui saiu da Expresso Javali em 1985 para montar a Treviso Transportes com outro sócio. Em janeiro deste ano, Rui casou-se com Anita Menegat Vanzin com quem teve três filhos: Natália, Mateus e Eduardo. A sociedade da Treviso Transportes rompeu-se em 1987, ano em que Rui concluiu a graduação em Direito.
 
Em 1987 inicia a trajetória da Vêneto Transportes. No início, a empresa realizava apenas serviços municipais em São Paulo. O primeiro carro foi uma kombi cabrita que fazia a entrega de máquinas de costura. Com o passar dos anos a empresa foi crescendo e conquistando novos clientes como a Metalúrgica Matarazzo que fabricava latas de cerveja e óleo de soja. 
 
Em 1993 a transportadora abriu a filial em Caxias do Sul e de imediato conseguiu uma parceria com a Empresa Marcopolo que permanece como cliente até hoje. Com o passar dos anos a empresa abriu novas filiais em Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e em 2010 em Campinas. Todas as filiais tem sua sede própria. Hoje, entre as seis filiais espalhadas pelo Brasil, a transportadora conta com 760 colaboradores.
 
De acordo com Rui, a Vêneto Transportes é reconhecida por assumir seus compromissos profissionais. Ainda segundo ele, a insegurança é uma das maiores preocupações enfrentadas pelos empresários e motoristas que fazem o transporte pelas estradas de todo o Brasil.
 
Foram muitos anos de trabalho, que proporcionaram a Vêneto Transportes ser reconhecida principalmente por valorizar os clientes e funcionários com respeito. “A Vêneto procura em primeiro lugar ser uma empresa honesta e transparente em tudo o que faz”, frisou.
 
Rui não demonstra nenhum arrependimento. “Tudo valeu a pena. Acordaria amanhã e começaria tudo de novo”, finalizou Rui Vanzin. 
 
Um apaixonado por “trisete” 
O nome parece um tanto estranho, mas o “trisete” é um jogo de baralho trazido pelos imigrantes italianos e ainda muito jogado nos dias de hoje. O trisete é jogado entre duplas ou trios e vence quem somar 41 pontos.
 
É comum encontrar Rui em sua casa ou chácara concentrado jogando “trisete” com seus amigos, familiares, funcionários e vizinhos. Quando o jogo esta encrespado, Rui larga umas e outras do tipo: “Sorte que te si livianeto par portarte” (sorte que você é levezinho para te carregar), sinal de que o parceiro de jogo não fez a melhor jogada. 
 
Com seu carisma e bom humor, Rui Vanzin é uma pessoa humilde, que gosta muito ter os amigos por perto. O blog Piccolo Esportivo tem a satisfação de ter a Empresa Vêneto Transportes como patrocinadora e espera que a parceria continue por muitos anos. 
 
Texto: Maicon Pan 
Fotos: Divulgação