24/03/2016 Diversos

Cascata Vazzata, um sinônimo de beleza e trabalho, no Pedala Serra Nova Pádua

A cascata já foi muito além de uma paisagem de encher os olhos. No local funcionava um moinho tocado pela água.

Depois da postagem com destaque para as lendas e mistérios de Nova Pádua, hoje, o blog Piccolo Esportivo traz uma das mais bonitas cascatas de Nova Pádua. Trata-se da Cascata dos Vazzata, localizada no Travessão Mutzel e distante 6 km do centro da cidade.

A cascata, de propriedade do Sr. Genuíno Vazzata, já foi muito além de uma paisagem de encher os olhos. No local funcionava um moinho tocado pela água. As famílias moíam o milho para a fabricação da farinha, utilizada para fazer a “polenta”, principal alimento das numerosas famílias de Nova Pádua. 

Além do moinho, também existia no local uma estrutura que produzia energia elétrica para as famílias da comunidade. Aproveitando a água da pequena barragem, as máquinas produziam energia elétrica até uma determinada hora da noite. Em seguida, o motor era retirado do local. Até então, as famílias só utilizavam pequenos lampiões. 
 
Os ciclistas do percurso médio terão o privilégio de passar pelo local e apreciar algumas ruínas do moinho, as pedras utilizadas para moer o milho, além de alguns pedaços das máquinas utilizadas para a fabricação de energia elétrica.
 
A cascata tem aproximadamente cinco metros de altura e as pessoas aproveitam para tomar banho, conversar e passar momentos agradáveis ao lado de amigos e familiares. 
 
Os ciclistas e demais pessoas que estarão envolvidas com o Pedala Serra Nova Pádua poderão se deslocar até o local e apreciar um local que, além de ter uma beleza inigualável, já foi sinônimo de trabalho e sobrevivência para as famílias de Nova Pádua. 

Os interessados em participar do Pedala Serra Edição Nova Pádua devem fazer a inscrição até segunda-feira, dia 28 de março, pelo site www.equipeakatu.com, na Loja Guenoa ou no local, no dia do passeio.
 
Texto: Maicon Pan
Fotos: Gelson Pan