17/12/2021 Diversos

Cuidados com os golpes

É importante estar alerta no uso da internet, redes sociais e aplicativos de conversa, e denunciar quando for vítima de qualquer situação que tenha gerado lesão

A pandemia de COVID 19 teve como consequência o aumento da utilização da internet, redes sociais e aplicativos de conversa, meios hábeis para o contato entre as pessoas, especialmente durante o período de isolamento.

Ocorre que, com o aumento do tempo que os usuários permanecem conectados à internet, aumentaram também os golpes aplicados através desse meio de contato.

Nos últimos meses, muito se tem noticiado a respeito de golpe aplicados pela internet, redes sociais e aplicativos de conversas, como, por exemplo: anúncios falsos e o golpe do “nudes”.

O golpe do anúncio falso consiste na apresentação para venda de um produto com preço atrativo, que o comprador adquire, mas nunca recebe. O anúncio do falso vendedor pode ocorrer de forma direta, ou dentro de plataformas de venda conhecidas do consumidor.

Já o golpe do “nudes” tem outro formato, completamente diverso do primeiro exemplo. Geralmente inicia através das redes sociais, onde a vítima é abordada pelos criminosos (que se fazem passar por uma menina, jovem e bonita), e iniciam uma conversa, de início, despretensiosa. A conversa vai evoluindo, as partes geralmente trocam número de celular, informações pessoais e fotos. Os criminosos passam a enviar fotos íntimas da suposta moça. Na sequência, entra em cena um homem (pai, tio ou irmão, da suposta moça), que informa que a menina das fotos é menor, e na sequência, passa a chantagear a vítima, objetivando extorquir dinheiro.

A fim de evitar tornar-se mais uma vítima dos golpes referidos acima, algumas cautelas são importantes, no uso das redes sociais, as quais visam inibir o sucesso da ação dos criminosos.

No golpe do anúncio falso, é importante que o comprador verifique a autenticidade do site acessado e, em caso de venda direta, por redes sociais, pesquise a respeito do vendedor e outros sites, antes de realizar a compra. Produtos vendidos por valores muito abaixo do valor de mercado também são um indicativo de fraude. Caso opte por retirar pessoalmente o produto junto ao vendedor, procure sempre combinar a entrega em um local público, em que efetivamente haja circulação de pessoas, como um posto de gasolina, por exemplo.

No caso do golpe do “nudes”, é importante ter cautela nos contatos realizados pelas redes sociais e aplicativos de conversa, já que não é possível ter absoluta certeza de quem está efetivamente do outro lado da tela. É importante desconfiar de contatos realizados por pessoas estranhas, que insistem em manter conversas ativas e que passam a enviar imagens, mesmo sem haver solicitação. Informações como dados pessoais, endereço, local de trabalho, nome dos familiares, estado civil, existência ou não de filhos, nunca devem ser informados a terceiros. Quanto mais informações o criminoso tiver coletado na conversa inicial, mais qualificada será a chantagem aplicada.

Vale lembrar que esses são apenas dois exemplos de golpes que se tornaram populares nos últimos tempos, mas existem muitos outros formatos de abordagem, e com objetivos diversos. Em todos os casos, é importante que a vítima perceba que está caindo em um golpe, e procure as autoridades policiais, a fim de registrar o caso.

Os criminosos se escondem atrás das telas dos computadores e celulares, e contam com a ajuda da vergonha/receio das vítimas em denunciar, para continuarem atuando. A conscientização dos usuários, associada ao acionamento das autoridades policiais, são essenciais para a diminuição dos casos de golpes aplicados pela internet, redes sociais e aplicativos de conversa.

Desse modo, é importante estar alerta no uso da internet, redes sociais e aplicativos de conversa, e denunciar quando for vítima de qualquer situação que tenha gerado lesão.

Fique alerta e denuncie!

Texto: Galiotto & Silva Advocacia
Foto: Divulgação