02/06/2021 Futebol

E.C Ferroviário recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Nova Pádua

Com as conquistas de 2012, 2013, 2014, 2015 e 2020 o Esporte Clube Ferroviário tornou-se o maior vencedor da competição.

Na noite da última segunda-feira, 31 de maio, o Esporte Clube Ferroviário foi agraciado com a Moção de Congratulação pela conquista do pentacampeonato da Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho. A homenagem foi prestada pelo Poder Legislativo paduense.

Depois de perder o jogo de ida por 1 x 0, em Ivoti, a equipe do Ferroviário venceu o jogo de volta, realizado no Travessão Curuzu, no dia 13 de fevereiro, pelo placar de 2 x 0 e conquistou o 5º título do certame. Com as conquistas de 2012, 2013, 2014, 2015 e 2020 o clube tornou-se o maior vencedor da competição.

Em seu discurso, o presidente Darci Lusa fez um resumo das dez participações do Ferroviário na maior competição do futebol amador do Estado. Foram cinco títulos, três vice-campeonatos, um 3º lugar e numa delas foi eliminado ainda na primeira fase. Foram 99 jogos com 62 vitórias, 18 empates e 19 derrotas, ou seja, um aproveitamento de quase 70%.

Nas dez participações, a equipe marcou 223 gols, uma média de 2,25 gols por partida. Por outro lado, o Ferroviário sofreu 91 gols, uma média inferior a um gol por jogo. Em sete campeonatos, o representante de Nova Pádua teve o goleador da competição e por seis anos, o goleiro menos vazado, além dos seis troféus de equipe mais disciplinada da competição.

“Sempre tentamos colocar na cabeça dos atletas a importância da humildade e da resiliência. Precisamos ter essa capacidade para superar os momentos mais difíceis. Buscamos melhorar a cada resultado, com a parcela de ajuda de cada integrante que compõe essa diretoria”, concluiu Darci.

Além do presidente, estiveram presentes para receber a homenagem os membros da comissão técnica e representantes da comunidade do Travessão Curuzu: Jair Borella, Éder Vanzin, Horácio Alessi, Isanor Pan, Dorvalino Alessi, Remi Menegat, Antônio Viapiana, Olinto Menegat e Nestor Marin.

Texto: Maicon Pan
Foto: Câmara de Vereadores de Nova Pádua