Entre os dias 11 e 16 de julho, a Equipe João do Balão, onde o Grecco é um dos ajudantes, disputou o 37° Campeonato Brasileiro de Balonismo, na cidade de Boituva/SP, com a presença de 28 pilotos.
O Balonismo é um dos esportes mais famosos do mundo e a cada dia ganha mais espaço no Brasil. A inflagem do balão é feito por uma ventoinha movida à gasolina. Quando esse ar ocupar cerca de 60% do espaço dele, o piloto liga o maçarico até o balão ser inflado totalmente. Logo depois ele voa. Algumas das provas mais famosas do esporte é a Prova Alvo Declarada pelo Juiz, Valsa de Hesitação, Fly In, Caça a Raposa, entre outras.
O florense Grecco Francescatto Rizzotto é apaixonado pelo Balonismo desde a infância, quando a família o levava para todos os Festivais. “Tinha medo de quando os pilotos ligavam o maçarico, então ficava longe dos balões. Com o passar dos anos, fui me acostumando com o fogo. Pouco tempo depois, estava na praça de Torres curtindo os balões com a minha família.
Num desses eventos de balonismo, várias equipes me entregaram folhetos sobre as histórias das equipes de balonismo. Entre elas, a Equipe do João do Balão. “Voltei para casa, planejando comemorar meu aniversário voando de balão. Conversamos com o João Vitor Justo, o “João do Balão”, e, em 2019 realizei meu primeiro voo de balão”, lembra o jovem que cursa Administração de Empresas.
Desde aquele dia inesquecível, Grecco e a família ficaram muito amigos de João e da equipe. Além do esporte, criou-se uma forte amizade. “O João do Balão me considera o irmão dele desde o dia que se conhecemos. Agradeço muito a ele, a sua esposa Alilian e toda a equipe pelo carinho. Não somos só um grande time, somos a Família João do Balão”, frisa o florense.
Entre os dias 11 e 16 de julho, a Equipe João do Balão, onde o Grecco é um dos ajudantes, disputou o 37° Campeonato Brasileiro de Balonismo, na cidade de Boituva/SP, com a presença de 28 pilotos. O mesmo foi realizado pela Confederação Brasileira de Balonismo. “Foram seis dias muito intensos, onde cada prova valia 1.000 pontos, totalizando 33 tarefas”, explica o jovem de 21 anos.
O João Vitor Justo, o “João do Balão” liderou o Campeonato do início ao fim, mas sofreu uma forte pressão do segundo colocado no sábado, dia 15, quando a distância de João para o piloto de São Paulo ficou a 1000 pontos, faltando um dia para o fim da competição.
“Eu estava muito tenso, mas confiando no título. O resultado foi divulgado perto das 13h do domingo, dia 16. O João do Balão pontuou muito bem em todas as provas daquele dia e sagrou-se campeão brasileiro de balonismo. O João foi o primeiro piloto do Rio Grande do Sul a conquistar o título nacional. Venha voar com a Equipe João do Balão, a Equipe N° 1 do Brasil”, finaliza Grecco, que fica a disposição para esclarecer dúvidas sobre o esporte pelo Fone/WhatsApp: (54) 9.9121.8212
Texto: Maicon Pan
Fotos: Mirian Francescatto e Alilian Kieling