23/06/2020 Bocha

ESPECIAL - A hegemonia do Morro do Sabiá no Integração de Bochas

Competição é disputada por equipes de Flores da Cunha e Nova Pádua

Nos últimos anos, a equipe de bochas de areia do Morro do Sabiá vem dominando a modalidade em Flores da Cunha, mesmo sem disputar o Campeonato Municipal nos últimos dois anos. Em 2018, com uma campanha com 11 vitórias e um empate, a equipe sagrou-se pentacampeã invicta do Integração de Bochas, competição disputada por times de Flores da Cunha e Nova Pádua.

Em 11 edições, o Morro do Sabiá é o grande vencedor com cinco títulos. A equipe, que tem registro na Federação Gaúcha de Bocha (FGB), foi fundada por volta de 1980, pelos amigos Fernando Poletto, Rafael Gavazzoni, Juca Moré, Gildo Gavazzoni e Vladimir Fachin. A agremiação recebeu este nome porque, naquela época, o local onde hoje está localizada a cancha, era formado por morros e muitos sabiás. 

A primeira final do time foi em 2009, quando perdeu a decisão para o Monte Bérico. O primeiro título veio dois anos depois, em 2011, na final contra a equipe do São Paulo. Em 2012, a equipe foi bicampeã, novamente contra o São Paulo. No ano seguinte, o terceiro título da modalidade foi assegurado com vitória sobre o Monte Bérico.

O quarto título do time veio em 2015, em mais uma decisão contra o São Paulo. Nos anos de 2016 e 2017 a competição não foi realizada. Na retomada do certame, em 2018, o Morro do Sabiá ergueu o 5º título da competição. Na decisão, os florenses perderam o jogo de ida contra a Divisa, de Nova Pádua, por 4x2, e venceram o jogo da volta por 5x0, conquistando a competição.  

A cancha do Morro do Sabiá está localizada nos fundos do Bar e Lancheria Motossera, de propriedade do empresário Olivo Colloda, 67 anos, no bairro São José. Em 2008, o comerciante Alfeu Salvador, 53 anos, assumiu o espaço e, a pedido de Colloda, ficou responsável por reativar a equipe de bochas. “No início convidei a base da equipe que jogava no Nova Roma e atletas que já haviam atuado pelo Morro do Sabiá. Desde que assumiu o comando da equipe, o Morro do Sabiá tem oito títulos e dois vice-campeonatos.

Conquistas familiares
Dentro da cancha, Salvador tem a companhia dos filhos Alef e Fabrício. “É uma alegria e uma satisfação imensa jogar com eles. Tendo eles aqui, sei que não estão na rua. Eu e o Alef somos parceiros de dupla e temos um ótimo entrosamento durante as partidas”, conta o comerciante.

Em 2015, o projetista Alef Salvador, 26 anos, assumiu como técnico da equipe, responsável por indicar a melhor jogada a ser feita. “A ajuda do meu pai foi muito importante, pois sempre me espelhei muito nele. Quando se trata de uma equipe repleta de estrelas como o Morro do Sabiá, onde todos são experientes e têm qualidade, a responsabilidade é ainda maior”, ressalta.

Já Colloda, popularmente conhecido como “Motossera”, ressalta o círculo de amizades criado através do esporte. “Em toda a minha trajetória como bochófilo, não estou lembrado de nenhuma discussão ou briga que tenha acontecido”, recorda.

O projetista Alef também ressalta a história vivida dentro das “raias”. “Acredito que um dia meus filhos terão orgulho dela, assim como eu tive da história do meu pai. Apesar de ser jovem, posso dizer que o esporte me fez uma pessoa melhor, me trouxe grandes amigos e me ensinou o valor da amizade. O esporte despertou em mim emoções que dinheiro nenhum paga. Sinto orgulho de estar na equipe”, enfatiza.

Segundo ele, a frase ‘Juntos somos mais fortes’ simboliza a equipe do Morro do Sabiá. “Aqui não há individualismo. Todos lutam pelo mesmo ideal e, em primeiro plano, está o valor da amizade e os laços de afeto que existem entre todos os atletas. Aqui é como se fosse a nossa segunda família”, afirma.

Quem foram os campeões:
2006 – Campeão: São João (FC) – Vice: Accioli (NP)
2007 – Campeão: Divisa (NP) – Vice: São João (FC)
2008 – Campeão: Juventus (FC) – Vice: São João (FC)
2009 – Campeão: Monte Bérico (FC) – Vice: Morro do Sabiá (FC)
2010 – Campeão: Curuzu (NP) – Vice: Divisa (NP)
2011 – Campeão: Morro do Sabiá (FC) – Vice: São Paulo (FC)
2012 – Campeão: Morro do Sabiá (FC) – Vice: São Paulo (FC)
2013 – Campeão: Morro do Sabiá (FC) – Vice: Monte Bérico (FC)
2014 – Campeão: São José (FC) – Vice: São Paulo (FC)
2015 – Campeão: Morro do Sabiá (FC) – Vice: São Paulo (FC)
2016 – Não teve disputa
2017 – Não teve disputa
2018 – Campeão: Morro do Sabiá (FC) – Vice: Divisa (NP)
2019 – Não teve disputa

Texto: Maicon Pan/Jornal O Florense
Fotos: Maicon Pan/Divulgação