15/12/2020 Diversos

ESPECIAL - Concentração, pontaria e precisão no tiro esportivo

A prática do esporte contribui para o alívio do estresse, aumento da concentração, otimiza o equilíbrio emocional e aprimora o autocontrole

Desenvolvido inicialmente como treinamento militar e para a caça, o tiro tornou-se prática esportiva por volta do século XIX, na Europa. O esporte é disputado desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896. Os primeiros registros dão conta de competições na Suécia e, rapidamente, a Europa e o mundo aderiram à modalidade.

Em Flores da Cunha, o Clube Florense de Caça, Pesca e Tiro, localizado no Travessão Cavour, na Capela São João, em uma área de 5,83 hectares, conta com cerca de 140 sócios e atualmente é presidido por Valmor Variani. De acordo com um dos fundadores, o comerciante Névio Sonda, 56 anos, o Clube realiza torneios internos e treinamentos de tiro semanalmente. “Nenhum dos sócios investiu no esporte para tornar-se um atleta profissional”, frisou Sonda, que já assumiu o cargo de presidente e hoje é o atual secretário da instituição.

O Clube foi fundado em 2001, quando um grupo de quatro amigos que frequentavam um clube de tiro de Caxias do Sul decidiram abrir um em Flores da Cunha. “Para desenvolver as atividades de caça e tiro, os caçadores e atiradores precisavam estar associados em algum clube da modalidade. Fizemos algumas reuniões e fundamos o Clube Florense de Caça, Pesca e Tiro no dia 12 de novembro de 2001”, recordou Névio.

O tiro esportivo é realizado em estandes e clubes específicos. “No Clube da cidade a modalidade mais praticada é a Trap Americano, seguida por fossa olímpica e percurso de caça”, frisa ele. Nestas três modalidades usa-se geralmente espingardas de calibre 12 desenvolvidas para esta atividade. O clube conta também com amplo estande para a prática e treinamento de tiro a bala. Entre os principais benefícios do tiro esportivo para o corpo e a mente está a melhora do equilíbrio, postura corporal, melhora do poder de concentração, disciplina, bem como o autocontrole, responsabilidade e o equilíbrio emocional.

Para Sonda, os praticantes devem estar aptos a essa modalidade, ter a documentação necessária, entender o manuseio das armas, habilidades, terem uma boa mira e acima de tudo, muito treinamento para evoluir. No tiro esportivo, é importante utilizar alguns acessórios de segurança como óculos e protetores auditivos com o objetivo de evitar o barulho intenso e não ser atingido por estilhaços.  

Para ter um bom desempenho nessa modalidade os atletas precisam reunir algumas qualidades. “Além da boa escolha dos equipamentos, é indispensável ter bastante concentração, foco e capacidade de agir no momento certo. A precisão para disparar o tiro é outro ponto importante, assim como respirar corretamente”, destaca Sonda.

Sonda revela que nem todos os sócios do clube gostam de praticar o tiro. “Muitos associados participam apenas para assistir os torneios e treinos de tiro, mas também pela convivência e a possibilidade de se reunir semanalmente com os amigos. “Na verdade, o clube é uma grande família”, finaliza ele.

Texto: Maicon Pan/Jornal O Florense
Fotos: Cristiano Zim