28/03/2020 Diversos

ESPECIAL - De quarentena, mas se exercitando

Academias têm disponibilizado aulas online para que população se movimente

A pandemia da Covid-19 impôs uma nova rotina: ficar dentro de casa. Com exceção dos serviços essenciais, tudo fechou, inclusive as academias. Porém, para que as pessoas continuem se exercitando, muitas implantaram as aulas online. Como é o caso da Academia Bio Corpo. Conforme o professor e sócio da Academia, Anderson Agostini, 39 anos, uma estratégia foi montada para que as atividades sejam feitas em casa. “Os professores se dividiram e fizeram contato com todos os alunos através do WhatsApp se colocando à disposição para montar os treinos e esclarecer dúvidas. Para facilitar, a academia também emprestou material para os interessados”, destacaOs treinos são passados através de vídeos e lives no Instagram. Todos os professores também prescrevem treinos por WhatsApp para os alunos.

A manutenção da atividade física em casa é importante para não perder muita massa magra e acumular gordura, além dos benefícios que tem para uma boa saúde mental e física. “O principal motivo é liberar o stresse, que é um dos maiores ladrões de nutrientes do corpo, e, consequentemente, reduz a imunidade. Os treinos em casa são importantes para relaxar, passar o tempo, deixar o corpo forte e diminuir a ansiedade, frisa Anderson.

A contadora Patrícia Aparecida Alberton, 28 anos, é uma das que tem praticado exercícios em casa, mesmo sentindo a mudança. “Durante os sete anos que treino na academia eu aprendi a executar os exercícios de forma correta e hoje consigo fazê-los mesmo estando sozinha. Nos treinos da academia tem vários exercícios livres, com o peso do corpo que estou conseguindo fazer em casa” destacou Patrícia.

De acordo com a proprietária da Academia Fórmula Fitness, Diana Meneguzzo Garibaldi, 40 anos, é de estrema importância as pessoas se manterem ativas. “É comprovado que os exercícios previnem muitas doenças e a cardiorrespiratória é uma delas”, conta ela que criou o desafio 30 dias para os alunos. No grupo fechado, Diana orienta exercícios on-line via YouTube ou lives. “É uma forma saudável e divertida de manter o corpo e a mente saudáveis. Mesmo em casa, os alunos conseguem fazer praticamente todos os exercícios fazendo algumas adaptações. Estamos instruindo os alunos com vídeos explicativos e realizando os exercícios junto”, resume.

Bem Estar

O exercício, além do bem-estar físico da saúde, ajuda muito na questão do estresse, depressão e tristeza, além de melhorar o humor, a disposição física e o antienvelhecimento. A atividade física libera o hormônio que transmite bem-estar, como a endorfina. Os efeitos podem ser sentidos até duas horas após o exercício. “Pesquisas afirmam que os hormônios como insulina, glucagon, GH (hormônio do crescimento), leptina e grelina também são liberados durante a prática de exercícios físicos”, ressalta Diana. Os interessados em participar das aulas podem entrar em contato com a profissional pelo Facebook ou Instagram.

A farmacêutica Juliana Ruschel Miranda, 33 anos, não está em quarentena já que trabalha em laboratórios em Flores da Cunha e Caxias do Sul, mas continua realizando as atividades físicas. “Praticar exercícios de casa sem me deslocar até a academia é um pouco mais difícil. Quando vou para a academia ou estúdios têm um ambiente preparado para isso. Em casa o ambiente te convida a fazer outras coisas do que propriamente fazer o treino”, destaca Juliana, faz musculação, aulas de aeróbica, spinning, dança do ventre e yoga. “Nessa época de quarentena, da importância de ficar em casa, é muito importante praticar algum exercício para não parar e também para manter a saúde mental” resume a farmacêutica.

Neste período de cuidados para evitar a proliferação do coronavírus, quem realiza atividade física regularmente fortalece o sistema imunológico e responde mais rápido as doenças. Por isso, independentemente do exercício e do tempo de duração, se movimente. É importante para o seu corpo e mente.

Texto: Maicon Pan/Jornal O Florense
Fotos: Arquivo Pessoal/Divulgação