22/12/2020 Diversos

Levantamento de Peso Olímpico (LPO): o esporte de todas as modalidades

A modalidade trabalha com o desempenho de movimentos que auxiliam na coordenação motora, força, flexibilidade, mobilidade e postura corporal

O Levantamento de Peso Olímpico (LPO), também conhecido como halterofilismo, é um esporte cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível. O peso fica distribuído em discos colocados nas duas extremidades de uma barra. O levantamento de peso (masculino) é um dos esportes olímpicos desde a primeira edição, em 1896, nas Olimpíadas de Atenas. Desde o ano 2000, em Sydney, o levantamento de peso feminino tornou-se esporte olímpico.

A modalidade é realizada em dois momentos: arranco, quando a barra deve ser levantada acima da cabeça num único movimento e sem pausa; e arremesso, quando o competidor deve elevar a barra para os ombros (acima do peito) e num segundo movimento, até acima da cabeça.

O Levantamento de Peso Olímpico é um esporte bastante divulgado por auxiliar no desempenho em muitas outras atividades. O esporte é referência entre os treinamentos de força e pode ser usado como exemplo quando o assunto gira em torno de exercícios que trabalham com um grande número de grupos musculares. Durante o Levantamento de Peso Olímpico, um atleta bem focado consegue ativar até 100% de sua estrutura muscular. O LPO é um excelente exercício para a consciência muscular, reduzindo os riscos de lesões e aumentando a resistência da coluna. Os movimentos integrados com os diversos grupos musculares, ativados durante sua realização, são excelentes para a queima da gordura corporal.

O proprietário do Centro Fitnees Flores da Cunha, Rafael Toscan, 29 anos, começou a se aprofundar no Levantamento de Peso Olímpico há cerca de sete anos, quando iniciou a praticar o CrossFit. Nessa modalidade e no Fitness Funcional, o LPO é um dos três pilares mais importantes para que o praticante possa adquirir excelente saúde física e mental e conquistar um condicionamento físico completo (metabólico e ginástico que são os outros dois pilares). “No fitness, o LPO é conhecido por ter diversos movimentos funcionais completos. É praticado pela grande maioria do público que busca saúde, qualidade de vida e estética”, destacou o treinador.

Para Toscan, o LPO é conhecido como o esporte de todos os esportes. Atletas de diversas outras modalidades (natação, corrida, lutas, futebol, vôlei, basquetebol, esportes de areia e etc.) têm incluído cada vez mais a prática do Levantamento de Peso Olímpico como parte da preparação física devido aos inúmeros benefícios proporcionados. Uma parcela de pessoas busca a modalidade para competir no esporte propriamente dito.

O analista de logística e gestão de projetos Patrick Cemin, 33 anos, conheceu o LPO através do CrossFit, pelo fato do Levantamento de Peso Olímpico ser uma das modalidades do CrossFit. “Eu particularmente tenho uma facilidade muito maior para erguer pesos maiores até os ombros (1º movimento), mas tudo é questão de treinamento, técnica e concentração”, frisou Patrick.

Para Cemin, não é comum a realização de competições específicas de LPO na região. “Tenho interesse em participar sim, mas até o momento disputo apenas campeonatos de CrossFit onde temos provas de Levantamento de Peso Olímpico com tempos e pesos pré-determinados. Nessas provas de LPO os atletas participam por categorias, levando-se em conta a faixa de peso, diferente do que acontece no CrossFit onde a disputa pode ocorrer entre atletas com pesagem diferente”, ressalta ele.

Toscan destaca que o Levantamento de Peso Olímpico melhora a postura, combate as dores nas costas, combate dores articulares, previne e trata lesões, previne a osteoporose, aumenta a produção de hormônios benéficos para o organismo, melhora a mobilidade e flexibilidade. Os praticantes também percebem o aumento da força, da massa muscular, da velocidade, da potência, velocidade de reação, fortalecimento do CORE (músculos que suportam e estabilizam a bacia, pélvis e abdome. Essa musculatura fica ao redor de toda região do tronco, na linha da coluna lombar) e a melhora da coordenação e consciência corporal. “Fica evidente a melhora na concentração uma vez que a mesma é primordial para acertar o movimento e a técnica. No LPO, o atleta precisa superar seus medos uma vez que chega a erguer mais de 100kg acima da cabeça. Nesse sentido o esporte oferece muita adrenalina”, resume Cemin.

O Levantamento de Peso Olímpico é desafiador, onde os praticantes estão sempre buscando novas marcas. Embora seja um esporte que transmite a sensação de ser altamente lesivo, com sabedoria, conhecimento e muito treinamento, os atletas atingem uma excepcional preparação física. “Para os interessados em praticar a modalidade, é fundamental o acompanhamento de um profissional para auxiliar o seu condicionamento físico”, finaliza Patrick.

Texto: Maicon Pan/Jornal O Florense
Fotos: Rafael Toscan e Jaqueline Fumagali