31/08/2020 Diversos

ESPECIAL- Natação: um esporte completo para a saúde

Ao praticar essa modalidade esportiva a pessoa movimenta todos as partes do corpo

Encontrar um exercício que ajuda a emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar o condicionamento físico, auxiliar quem tem problemas respiratórios e que ainda tenha poucas chances de lesões, pode parecer uma tarefa difícil. Um dos esportes mais praticados no mundo reúne todas essas características: a natação.

A professora Carla Guareze, 28 anos, começou a nadar há cinco anos. “Quando terminei a graduação, decidi iniciar uma atividade física pelos múltiplos benefícios à saúde. Meu namorado já fazia natação e acabei optando por esse esporte. Quando iniciei não tinha nenhuma experiência, pois na infância, meus pais sempre tinham muito receio da água. Por conta disso, o início foi bem desafiador. Olhava para as pessoas nadando ao meu lado e achava que nunca conseguiria nadar como eles”, recorda Carla.

Para a professora dos anos iniciais, a natação é um hobby e, algumas vezes, acaba sendo também uma terapia. “Sempre saio melhor da piscina do que quando entrei”, destaca ela, ao ressaltar que a prática da natação ajuda na concentração, no foco e no controle da respiração. “Além de ser um exercício que mexe com todos os músculos do corpo tem um baixo risco de lesão”, afirma a professora que pratica o esporte três vezes por semana.

Durante a trajetória neste esporte, Carla destaca as amizades e os momentos de convivência que permanecem na memória. “Meu avô sempre jogava bochas e fez muitos amigos ao longo da vida. Essa é uma riqueza independente da modalidade esportiva que é praticada. Como não sou profissional, lembro que no início, muitas pessoas me davam dicas. Agradeço de forma especial ao meu professor, Fernando Pessotto. Ele foi um marco na minha vida dentro do esporte. Treino com ele há uns três anos e minha evolução foi muito grande, inclusive aprendendo outros nados. Ele é um apaixonado pelo esporte e motiva todos para que possam evoluir, respeitando os limites de cada um”, finalizou ela.

Para a personal trainer Daiane Cassol, 31 anos, a natação é uma forma de manter um corpo equilibrado e, principalmente, queimar calorias de uma maneira prazerosa. “Antes de cair na água, é preciso conhecer algumas características desse esporte e esclarecer dúvidas para aproveitar as aulas e treinos", explica Daiane, que trabalha com musculação, treinamento funcional e natação.

Segundo a personal, pelo fato da natação trabalhar o corpo como um todo, ela tem uma queima calórica maior comparada a atividades de baixo impacto como a caminhada, por exemplo. “Por esse motivo, a modalidade é indicada para quem tem pressa em perder peso, mas não suporta o desgaste de atividades muito puxadas. O risco de lesões é mínimo porque não há impacto sobre as articulações”, revela Daiane.

A natação é um dos esportes mais praticados no mundo e traz muitos benefícios que proporcionam aos praticantes uma vida mais saudável. O esporte auxilia na perda de peso, fortalece as articulações, desenvolve os músculos, diminui o stress, aprimora o sistema respiratório, diminui o risco de diabetes e colesterol, auxilia no tratamento da asma e bronquite, melhora a circulação sanguínea e a saúde do coração. Por ser uma atividade de baixo impacto pode ser praticada por pessoas de todas as faixas etárias.

O professor de natação, Fernando Henrique Pessotto, 59 anos, iniciou a trajetória na modalidade com 13 anos, quando ingressou nas aulas de natação na Pranadar Aqua&Fitness, em Caxias do Sul. “Pelo fato de não haver a necessidade de professor ter formação, com 16 anos comecei a dar aula de natação para crianças como instrutor. A minha vida foi dando aula”, recorda ele, que tem o CREF no Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul.

Para o professor, dos 6 aos 14 anos de idade, é possível aprender a nadar entre dois e três meses. Para as pessoas adultas que tem medo e insegurança o tempo de aprendizagem é maior. “A natação não tem limite de idade. Respeitando as limitações do corpo, pessoas com 80 anos podem praticar esse esporte”, ressalta Fernando. 

“Como qualquer outra atividade física, quem quer começar a praticar natação precisa de autorização e supervisão de um profissional. Antes de escolher a modalidade e a intensidade do exercício, o aluno precisa passar por uma avaliação médica. Além disso, o acompanhamento de um professor que conheça as limitações da pessoa é fundamental em cada aula”, frisa Pessotto.

A partir de 1999, o professor passou a ministrar aulas de natação na Sociedade Recreativa Aquarius, em Flores da Cunha. De acordo com Fernando, levando em consideração o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, são definidos quatro estilos de natação: crawl (nado livre), borboleta, peito e costas. “A escolha de praticar uma modalidade esportiva pode ser um grande aliado da qualidade de vida e da saúde”, conclui Pessotto.  

Texto: Maicon Pan/Jornal O Florense
Fotos: Fernanda Dal Soglio e Divulgação