12/07/2020 Futsal

ESPECIAL - Supremacia florense na Copa Vales da Serra de Futsal

Broca 18 (2015 e 2016), Cerro de Monte Cristo (2017) e Nacional (2018) já conquistaram o título da competição regional

Enquanto as competições esportivas de Flores da Cunha e Nova Pádua não são retomadas por conta da pandemia do novo Coronavírus, o Jornal O Florense traz mais uma retrospectiva dos campeões das diferentes modalidades esportivas dos dois municípios. Nessa semana, o destaque fica por conta da hegemonia de Flores da Cunha na disputa da Copa Vales da Serra de Futsal.

Na competição que reúne equipes de Nova Pádua, Flores da Cunha, Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Ipê e São Marcos, a equipe florense do Broca 18 sagrou-se bicampeã. Cerro de Monte Cristo e Nacional também já conquistaram o título do certame.

Na primeira edição do torneio, em 2015, a final foi entre os florenses do Broca 18 e Nacional, que no ano anterior haviam decidido o municipal de futsal de Flores da Cunha e se credenciaram a disputar a competição. A decisão foi realizada no ginásio de esportes de Nova Pádua. Na ocasião, o Broca 18 conquistou o título ao derrotar o Nacional por 6x5. Mica (3), Emanuel, Doraci e Maicon, anotaram os gols da equipe campeã. Além do título, o time teve o artilheiro do torneio. Maicon, com oito gols anotados, foi o goleador do campeonato. Mauricio, que defendeu o Nacional, sofreu 18 gols e recebeu o troféu de goleiro menos vazado.

Em 2016, o Broca 18 sagrou-se bicampeão invicto e com 100% de aproveitamento. A conquista do time de Flores da Cunha veio com a goleada por 6x1 sobre o Black Killers, de Nova Pádua. A final foi disputada no Ginásio Poliesportivo Marcos João Pivoto. Erich Batista (3), Franciel, Doraci e Barcaro marcaram para o Broca 18, que ainda teve o artilheiro e o goleiro menos vazado. Lucas Barcaro, com nove gols, foi o goleador da competição, e, Ronaldo Boniatti, com nove gols sofridos, recebeu o troféu de goleiro menos vazado.

Em 2017, pelo terceiro ano consecutivo, o título ficou mais uma vez em Flores da Cunha, mas com a equipe do Cerro de Monte Cristo. Na decisão realizada no Ginásio de Esportes Lourenço Golin, em Antônio Prado, o time florense derrotou a equipe Elite, de São Marcos, pelo placar de 6x2. Além do título, o Cerro de Monte Cristo recebeu outros dois troféus. Franciel Ascari, com 10 gols marcados, foi o artilheiro e, Michael Fabian, com 22 gols sofridos, foi o goleiro menos vazado da competição.

Depois do bicampeonato do Broca 18, em 2015 e 2016 e da conquista do Cerro de Monte Cristo de Monte Cristo, em 2017, a equipe do Nacional ficou com o título em 2018 e aumentou a supremacia dos times de Flores da Cunha com a quarta conquista consecutiva da competição regional.

Na decisão realizada em Nova Roma do Sul, a equipe do Nacional conquistou o título inédito diante do Paranaguá. No tempo normal, empate em 5x5. Com a igualdade, a decisão foi para a prorrogação. No tempo extra, os florenses marcaram mais cinco gols e venceram pelo placar de 10x6. O Nacional venceu o campeonato com uma campanha de cinco vitórias, um empate e uma derrota. A equipe florense marcou 34 gols e sofreou 18. 

Em 2019 o domínio absoluto dos florenses chegou ao fim. Na decisão sem a presença de times de Flores da Cunha, a final foi entre o Gadanha F.C, de São Marcos e Funilaria do Tito, do município de Antônio Prado.

A finalíssima da 5ª edição da Copa Vales da Serra de Futsal foi realizada no Ginásio Municipal de Ipê. A equipe pradense venceu por 7x3 e ficou com a taça. A competição do ano passado teve a participação de 13 equipes.

A competição regional, que é organizada pelos Departamentos de Esportes dos Municípios participantes, já faz parte do calendário esportivo das equipes. A mesma é realizada após a disputa dos campeonatos municipais da modalidade.

Galeria de Campeões: 
2015
 – Broca 18 (Flores da Cunha)
2016 – Broca 18 (Flores da Cunha)
2017 – Cerro de Monte Cristo (Flores da Cunha)
2018 – Nacional (Flores da Cunha)
2019 – Funilaria do Tito (Antônio Prado)

Texto: Maicon Pan/Jornal O Florense
Fotos: Maicon Pan e Divulgação