08/08/2020 Diversos

ESPECIAL - Tênis, um dos esportes mais completos para a saúde

O tênis pode até parecer simplório e fácil para quem assiste, mas para se praticar é necessário utilizar o corpo inteiro

Não existe um consenso sobre a origem do tênis. Muitos historiadores dizem que ele nasceu na Inglaterra, enquanto outros afirmam que a modalidade se originou na França. Apesar disso, existe uma concordância de que o tênis é um dos esportes mais tradicionais e praticados no mundo e, de acordo com os mais diversos estudos já elaborados pela ciência esportiva, a modalidade é uma das mais completa e indicada a todas as idades.

Para o professor de tênis, Luciano Vitorino Azevedo Wagner, 43 anos, o gosto pela modalidade iniciou ainda na infância. “Acompanhei meu pai no clube onde costumava jogar com um primo. Fui brincar e depois daquela experiência nunca mais larguei a raquete. Joguei dos 11 aos 17 anos, participando de campeonatos da cidade, do clube, da região e do Estado”, ressaltou Luciano.

A partir de 1997, Azevedo passou a dar aulas no Clube Gaúcho, em Santo Ângelo, durante 15 anos, junto com um amigo. “Desde então já treinei vários alunos, de quatro a 85 anos. Já treinei cerca de quinze crianças que já conquistaram o título de melhores tenistas do país na sua categoria”, recorda. O professor treinou em projetos sociais no Paraná e em Brasília. Como técnico, viajou o Brasil inteiro para participar de torneios.    

De acordo com Luciano, os benefícios do tênis estão ligados ao fato de ser uma prática esportiva que trabalha o corpo inteiro e, principalmente, a mente do atleta. “Para ter um melhor desempenho, é preciso ter rapidez nos pés, um corpo ágil e flexível, explosão muscular, coordenação, disciplina tática, respeito às regras, o aprendizado intrínseco e as amizades construídas”, relata o docente, ao afirmar que o tênis consegue se adaptar facilmente às necessidades e possibilidades de cada um, independentemente da idade.  

Os estudantes Augusto Salvador Bulla e Antônio Salvador Bulla, 12 anos, gostam de praticar vários tipos de esportes. De acordo com a mãe Lucinara Salvador Bulla, 43 anos, os filhos começaram a praticar o tênis com sete anos. “Gostamos de assistir torneios e campeonatos de tênis e então decidimos fazer uma experiência matriculando eles nas aulas da Sociedade Recreativa Aquarius. Deu certo e desde o primeiro treino não pararam mais de praticar a modalidade”, destaca Lucinara.  

Alunos do 6º ano, os gêmeos treinam em média uma vez por semana. Além da atividade física, precisam ter responsabilidade, organização, serem leais e controlados. “Achamos importante porque o esporte faz com que eles administrem seus impulsos e controlem suas ansiedades”, ressalta a mãe.

O arquiteto e diretor de criação Elias Carpeggiani, 40 anos, procurou o tênis por gostar de esportes individuais, como natação e skate e, por se tratar de um esporte de explosão física, flexibilidade e força. “Iniciei muito cedo no tênis. Foi na brincadeira de criança com amigos, ainda na antiga quadra do Slavieiro (do lado do São Rafael) e depois na quadra da Sociedade Aquarius. Fiz algumas aulas nos anos 2000, depois parei por uns 12 anos”, conta. Hoje, Carpeggiani faz aulas há quase 4 anos junto com o filho Breno. “Jogo duas ou três vezes por semana, seja com meu filho ou com outros adversários diferentes. Costumo jogar com maior frequência com o Eliseu Gavazzoni”, comenta Elias.

De acordo com o presidente do Departamento de Tênis do Aquarius, Xuxa Aquino, 38 anos, durante o ano os atletas associados do clube participam de um ranking, de março até novembro, nas categorias classe A e B, onde cada atleta compete dentro do seu nível. “No final de cada ano é feito um máster onde os oito melhores de cada categoria disputam o título de campeão de cada classe, em confrontos pré-definidos, conforme a pontuação anual de cada atleta”, explica Aquino, recordando que o tenista com a maior pontuação no ranking anual recebe troféu de campeão. 

Segundo Xuxa, todos os anos acontece o Circuito de Tênis da Serra Gaúcha, onde cada clube da região oferece o torneio, em data pré-estabelecida, com a participação liberada para todos os atletas mediante pagamento da taxa de inscrição para a categoria que melhor se enquadrar. “No último torneio interno tivemos a participação de cerca de 60 atletas. Já na disputa do circuito foram em torno de 200 tenistas”, frisa o presidente.

O marketeiro Marcus Vinícius Tonin, 35 anos, foi o grande vencedor do Torneio do Aquarius realizado em 2019 no ranking anual e também na disputa dos 8 melhores classificados da classe A. “Eu jogava futebol e aos 10 anos de idade, depois que iniciaram as aulas de tênis no clube e também pelo interesse de experimentar outras modalidades, conheci e comecei a praticar o tênis”, lembra Tonin que classifica o esporte como um dos mais completos, seja fisicamente e também mentalmente.

Depois de ter parado durante alguns anos na infância e na adolescência, Marcus joga periodicamente há 12 anos. “Já participei de alguns torneios na região, mas prefiro os torneios internos do clube que são mais rápidos. Eles têm um olhar de competição, mas muito mais de recreação”, argumenta Paco, como é conhecido.

Com a prática contínua desta modalidade algumas melhorias se tornam perceptíveis, tais como: melhora do condicionamento físico, aumento da flexibilidade, fortalecimento muscular e aumento dos reflexos.

Texto: Maicon Pan / Jornal O Florense
Fotos: Divulgação