13/09/2019 Diversos

ESPECIAL - Uma família apaixonada pelo Taekwondo

Desde 2010, com a chegada do Grão-Mestre e hoje 7º Dan da modalidade, Jair Oliveira, Flores da Cunha conta com uma equipe de Taekwondo

Na edição 1.586 do Jornal O Florense, de 06 de setembro, tive a honra de contar a história da família Urban Oliveira que tem uma paixão pelas artes marciais, de modo especial pelo taekwondo.

O taekwondo é uma arte marcial coreana que tem como significado Tae (mãos) Kwon (pés), Do (caminho), Caminho dos Pés e das Mãos, mas também conhecida como arte marcial dos homens voadores, devido aos chutes. Essa modalidade é reconhecida esporte olímpico desde o ano 2000, e já trouxe muitas medalhas para o país. 

A família Urban Oliveira tem uma ligação muito forte com o taekwondo. Jair é o presidente da Federação Gaúcha de Taekwondo Esportivo e da Liga GAT, além de ser o representante da Liga Nacional no RS e Diretor da Word Musa TKD Internacional, entidade ligada diretamente à Federação Mundial da Coreia do Sul. 

A esposa Juliana iniciou a trajetória na modalidade até formar-se em faixa amarela, mas depois migrou para o Muay Thai e atua como instrutora e professora. Os filhos também seguiram o caminho das lutas de artes marciais. Yruan Urban Oliveira, 12 anos, é faixa peta e atleta com o maior número de medalhas conquistadas para a equipe florense. A filha Gabrielly Urban Oliveira, 9 anos, tornou-se a atleta mais nova a conquistar a faixa preta da região. 

Desde 2010, com a chegada do Grão-Mestre e hoje 7º Dan da modalidade, Jair Oliveira, Flores da Cunha conta com uma equipe de Taekwondo. “Desde então, abrimos o centro de treinamentos CTR GAT TEAM, que é referência na modalidade e com um trabalho pautado na seriedade e na competência, conquistamos inúmeros títulos em campeonatos estaduais, a nível brasileiro e internacional” destaca Jair. 

Neste período, a Escola já atendeu em torno de 300 alunos. As competições e a formação de faixa preta é o auge da modalidade, embora, para Jair, o mais importante é colaborar para a educação e sociabilização das crianças e jovens, além de ajudar com que nossa cidade tenha cidadãos com garra, disciplina e respeito. 

As aulas e treinamentos são ministradas de segunda à sexta-feira, a partir das 18h15min. Os pais que tem interesse em colocar os filhos na escola para iniciarem a trajetória no Taekwondo podem entrar em contato pelo fone (54) 9.9666.2616.

Para as famílias que não tem condições financeiras podem visitar a Escola, na Rua Borges de Medeiros 1341, centro de Flores da Cunha, para incluir os filhos em bolsas de estudos.

Por: Maicon Pan