26/02/2025 Futebol

Esporte: o apoio e incentivo que vem da família

"Se eles serão jogadores profissionais, só o tempo dirá. De toda forma, incentivem os filhos para que pratiquem esportes ou façam alguma atividade física. Quanto mais perto do esporte, mais longe do que não presta”, finaliza a mãe Lidiane.

Em junho de 2024, os gêmeos Yago Becker dos Santos e Ramon Becker dos Santos, de 13 anos, iniciaram os treinamentos na Escola F.C Iniciação Esportiva, de Flores da Cunha.   

Para a mãe Lidiane de Oliveira Becker, depois que os filhos começaram a participar da Escola F.C Iniciação Esportiva e conviver com outras crianças e jovens, criaram maior responsabilidade, compromisso com as tarefas, aumentaram a autoconfiança, tiveram melhor rendimento escolar, entre outros benefícios.

Entre as várias competições já disputadas pela equipe do Galo F.C, a Copa de Futebol de Base de Arroio do Sal, disputada no final de janeiro deste ano, foi a mais importante e com maior destaque. Com ótimas atuações, Yago foi o goleador da competição com seis gols marcados. “A reação do Yago foi de muita felicidade e orgulho. O troféu de artilheiro é um incentivo a mais para que ele continue se esforçando em busca de mais conquistas”, destaca a mãe.

O professor e coordenador da Escola F.C Iniciação Esportiva, Vagner do Canto, ressaltou a importância da participação da equipe na competição disputada no Litoral Norte Gaúcho. “Quero aqui destacar o desempenho do atleta Yago, formado em nossa escola, pelo troféu de goleador neste campeonato que teve a participação de equipes de alto nível técnico. O Yago, o Ramon e outros atletas tem potencial para uma carreira brilhante no futebol”, relata Do Canto.

O pai Alencar Varela dos Santos comenta que Yago e Ramon tem uma convivência muito boa entre eles. “Pelo fato de treinarem e jogarem juntos, analisam as jogadas que eles executam durante os jogos e indicam o que pode ser melhorado para as partidas seguintes. Aqui em casa o assunto mais abordado é o futebol”, frisa o pai.

O sonho de Yago e Ramon é o mesmo: serem jogadores profissionais. “Nos incentivamos sempre e vamos estar do lado deles para apoiá-los nas suas decisões. Acredito e tenho fé que os dois vão concretizar esse sonho”, ressalta a mãe, que atua como auxiliar de produção. 

Vendo o crescimento pessoal e profissional dos gêmeos, os pais Alencar e Lidiane também colocaram os filhos Evelyn Becker dos Santos (12 anos) e Anthony Becker dos Santos (7 anos) para iniciarem as aulas e treinamentos na F.C Iniciação Esportiva.

Finalizando a conversa, Lidiane incentiva os pais para que apoiem os filhos na busca pelos seus sonhos e objetivos. “Se eles chegarão a ser jogadores de futebol profissional só o tempo dirá, mas incentivem os filhos para que pratiquem esportes ou façam alguma atividade física. Quanto mais perto do esporte, mais longe do que não presta”, finaliza ela.

Texto: Maicon Pan
Fotos: Escola F.C Iniciação Esportiva / Divulgação