18/08/2020 Diversos

Grupo Capoeira Virtude abre inscrições para a retomada das aulas

A capoeira auxilia na redução de estresse e peso, melhora a flexibilidade, o controle da pressão arterial, além de ser um estímulo à cultura popular

Nesse período de pandemia as pessoas sentiram falta de um simples abraço, de um afeto mais carinhoso com as pessoas da família, dos amigos e professores. Em função de evitar aglomerações, muitas modalidades tiveram que ser paralisadas e, entre elas, está a capoeira.

No mês de setembro, o Grupo de Capoeira Virtude, da professora Suéllen Negri, retomará as aulas. As inscrições para participar podem ser feitas pelo fone (54) 9.8117.9963.

Curiosidades sobre a Capoeira:
A capoeira é uma expressão que mistura a cultura afro e a brasileira e que não tem um conceito único. Ela pode ser considerada um esporte, uma luta ou um manifesto cultural. Porém, são nítidos os benefícios que a sua prática tem para a saúde, como redução de estresse e peso, melhora da flexibilidade, controle da pressão arterial, melhora no sistema cardiovascular, além de ser um estímulo à cultura popular.

A música também é extremamente importante para ambos tipos de capoeira. É ela quem irá ditar o ritmo da luta e até determinar alguns dos golpes que podem ser dados. Além disso, as músicas são um importante componente cultural, pois contam sobre o passado, sobre importantes mestres de capoeira, entre outros assuntos.

Os principais golpes da capoeira são a ginga, a armada, au, benção, cabeçada, cocorinha, martelo, meia-lua de compasso, meia-lua de frente, negativa, queixada, ponteira, rabo de arraia, rasteira, tesoura e voo do morcego.