13/02/2021 Futebol

E.C Ferroviário é pentacampeão da Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho

Os gols do título 5º título do Esporte Clube Ferroviário foram marcados por Maiquel, aos 41 minutos da etapa final e Silvio, aos 49 minutos.

Na tarde deste sábado, 13 de fevereiro, foi realizada a decisão da 20ª Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho. Com a vitória de 2 x 0 diante do Gaúcho, de Ivoti, a equipe do Esporte Clube Ferroviário conquistou o pentacampeonato da competição. 

Precisando da vitória o Ferroviário começou a partida pressionando a equipe do Gaúcho e desperdiçou chances claras com Silvio, que acertou a trave num belo cabeceio e, depois, em cobrança de falta de Pêpe que também parou na trave. Aos 30 minutos o Gaúcho ficou com um a menos. Jefinho puxou a camisa do Pataço e recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Na tapa final, a pressão do Ferroviário foi ainda maior. Banana arriscou da entrada da área e quase abriu o placar. Diego Erthal recebeu passe de Silvio e finalizou à direita do goleiro Michel.

Josuel cruzou da esquerda e Silvio subiu mais que a zaga acertando a trave mais uma vez. No rebote Dodozinho chutou por cima do gol. O atacante Vitinho finalizou rasteiro e a bola tirou tinta da trave do Gaúcho.

Depois de muita insistência, aos 41 minutos, numa bela jogada, o Ferroviário abriu o placar. Dodozinho lançou o lateral Eliéser, que cruzou para o capitão Maiquel completar para o gol. Depois do cabeceio, a bola ainda tocou na trave antes de entrar.  

Mesmo com o gol, o Ferroviário seguiu na pressão em busca do gol que daria o 5º título da competição aos donos da casa. Aos 49 minutos, depois do cruzamento da direita, Silvino ganhou da zaga e cabeceou para o fundo das redes, marcando o gol do pentacampeonato do Esporte Clube Ferroviário.

O comandante Eder Vanzin, que conduziu o Ferroviário a mais um título, recebeu o troféu de melhor técnico do campeonato. Silvio Filippi, também do Ferroviário, marcou seis gols e recebeu o troféu de artilheiro do certame.

Willian Spaniol, da equipe do E.C Gaúcho, foi eleito o atleta revelação da Libertadores do Nordeste Gaúcho. Vinicius Spaniol, também do E.C Gaúcho, recebeu o troféu de atleta destaque da competição. O goleiro Bruno Brandelli, do E.C Ferroviário, foi o menos vazado. Foram apenas três gols em oito jogos.

Participaram da entrega de premiação o prefeito de Nova Pádua Danrlei Pilatti, vice-prefeito Inácio Sonda, presidente do Poder Legislativo, Maico Morandi, Vereador Lino José Pecatti, Secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Josenice Panizzon Bernardi e, o Chefe de Gabinete, Pedro Fernando Quintanilha. Também estiveram presentes o Presidente da Liga Serrana de Futebol de Campo, Adão Almeida e, o vice-presidente da Liga, André Almeida. 

Sonda fez a entrega do troféu e medalhas de vice-campeão ao capitão do E.C Gaúcho, Diego Lima. Em seguida, Pilatti entregou a taça e medalhas de campeão ao capitão do E.C Ferroviário, Maiquel Mocelin, para a comemoração da direção, comissão técnica e jogadores e torcida.  

Texto: Maicon Pan  
Foto: Pedro Fernando Quintanilha