25/06/2017 Futebol

Ferroviário está na final e busca o quinto título da Copa Libertadores do Nordeste

Por ter melhor disciplina na fase semifinal, o Ferroviário terá a vantagem de fazer o segundo jogo ao lado da torcida, no Travessão Curuzu

Foi no sufoco e com gol nos acréscimos, mas, a equipe do Ferroviário conseguiu o empate que precisava contra o Colorado Santa Helena e vai decidir o título da 18ª Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho.

O técnico Eder Vanzin iniciou o jogo com a volta do volante Pataço no lugar de Taiwan e uma novidade com a linha de três zagueiros. Xandão atuou no lugar do lateral Jean da Conceição para ter uma marcação mais forte naquele setor. 

O primeiro tempo da partida foi muito disputado, mas com poucas chances de gol. As medições menores do gramado fizeram com que o jogo ficasse mais truncado e com muitas faltas cometidas pelas duas equipes.

A primeira chance do jogo foi do Colorado Santa Helena. Aos 25 minutos, Leiria cobrou falta lateral e o capitão Jean subiu mais do que a zaga e tocou rente a trave. Aos 33 minutos, Pé Fino lançou o atacante Joceir que chutou cruzado mas, a bola passou muito perto da trave do goleiro Ademir.

Aos 42 minutos, o centroavante Tiago foi lançado, mas o goleiro Lucas jogou como libero e chegou afastando para a linha lateral. Já nos acréscimos, o capitão Jean desperdiçou mais uma boa chance para os donos da casa. Na cobrança de escanteio, o zagueirão cabeceou muito perto da trave. 

Na segunda etapa, o técnico João Nogueira fez mudanças para buscar a vitória que levaria o jogo para a prorrogação. Com isso, as equipes tiveram mais espaço mas, os goleiros continuaram fazendo apenas intervenções.

Aos 10 minutos Taiwan tentou de voleio mas, a bola passou longe do gol de Ademir. Aos 15, a equipe do Ferroviário teve a chance de matar o jogo. Banana achou Franciel na esquerda que cruzou para o artilheiro Joceir que, livre, leve e solto, escorrou de peito, mas a bola sai pela linha de fundo.

Aos trinta minutos, a zaga do Ferroviário sai com a bola dominada. Pataço acabou errando o passe no meio de campo e iniciando o contra ataque o Colorado. Matheus Chiella completou o cruzamento da direita e abriu o placar. 

Quando o jogo se encaminhava para a prorrogação, o meia Pé fino, em cobrança magistral de falta, deixou tudo igual, colocando o E.C Ferroviário na sexta final consecutiva da maior competição do futebol amador da região.

O sonho do hexa continua vivo. Depois de escapar em 2016, contra o Paranaguá, a torcida do Ferroviário acredita que possa ser este ano, contra a equipe do Rosário que voltou a vencer o representante de Nova Roma do Sul.

As equipes voltam a decidir a competição depois de 2013. Naquele ano, o representante de Nova Pádua conquistou o bicampeonato. No jogo de ida, em Pinto Bandeira, vitória do Rosário por 1 x 0. Na volta, no Travessão Curuzu, o Ferroviário venceu por 3 x 0 e conquistou o título.

Por ter melhor disciplina na fase semifinal, o Ferroviário terá a vantagem de fazer o segundo jogo ao lado da torcida. O jogo de ida acontece no próximo domingo, dia 02 de julho, no Município de Pinto Bandeira.

Semifinais 
Rosário 4 x 2 Paranaguá (2 x 1)
Colorado Santa Helena 1 x 1 Ferroviário (0 x 1)

Final - Jogo de Ida - Dia 02 de Julho
Em Pinto Bandeira - Rosário x Ferroviário

Por: Maicon Pan