23/12/2024 Diversos

Luciano Carraro é pentacampeão do Campeonato Caxiense de Futebol de Mesa

Além dos cinco títulos do Campeonato Caxiense de Futebol de Mesa é tricampeão da Copa Caxias de Futebol de Mesa, competição disputada no 1º semestre de cada ano.

Em Flores da Cunha o Futebol de mesa ainda é pouco conhecido e poucos adeptos. Na região da Serra, os únicos campeonatos da modalidade são disputados em Caxias do Sul e Canela. No Rio Grande do Sul, o esporte é referência em Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas, Bagé, Livramento, entre outras cidades, com destaque para a disputa do Campeonato Gaúcho.

A nível de país, as regiões Norte e Nordeste do Brasil são muito forte, com destaque para o Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa e o Campeonato Centro Sul Americano. Já na Europa, o esporte é praticado em diversos países, cada um com suas peculiaridades e vem se tornando cada vez mais reconhecido.

O Campeonato Caxiense de Futebol de Mesa é disputado desde 1962, um dos mais tradicionais do Brasil. Hoje, a Associação Caxiense de Futebol de Mesa conta com quase 30 sócios. O Campeonato teve a disputa da 1ª e 2ª divisão, com o encerramento na sexta-feira, 20 de dezembro, depois dos jogos em turno e returno, onde os atletas se enfrentaram todos contra todos, em pontos corridos. Com uma campanha consistente, o florense Luciano Carraro sagrou-se pentacampeão.

Carraro começou a jogar em 2008, com 33 anos. Desde lá tem se tornado um nome forte na modalidade. Além dos cinco títulos do Campeonato Caxiense de Futebol de Mesa é tricampeão da Copa Caxias de Futebol de Mesa, competição disputada no 1º semestre de cada ano.

No Estado, Luciano já foi duas vezes vice-campeão da categoria Sênior, em 2023 e 2024. Na categoria Livre, Carraro também foi vice-campeão em 2022.

Para o florense, o futebol de mesa proporciona conhecer muitas pessoas, cria novas amizades, além de conhecer outros estados e cidades. No jogo em si, o esporte requer muita concentração, equilíbrio e técnica.

Texto: Maicon Pan
Fotos: Associação Caxiense de Futebol de Mesa / Divulgação