20/11/2024 Corrida

Florenses Marilei Francescatto e Kátia Salvador participaram da 4ª Maratona Internacional de Xangri-lá

Para os amantes da corrida, foi um evento desafiador e inesquecível. Para muitos corredores, foi uma prévia, treinamento para a TTT Travessia Torres Tramandaí que acontece no dia 25 de janeiro de 2025.

O sol do último domingo, 17 de novembro, estava propício para aproveitar as ondas do mar no Litoral Norte Gaúcho. Para as florenses Marilei Terezinha De Araújo Francescatto e Kátia Angélica Salvador, a ida até o litoral tinha um outro desafio: participar da 4ª Maratona Internacional de Xangri-lá.

Para os amantes da corrida, foi um evento desafiador e inesquecível. Para muitos corredores, foi uma prévia, treinamento para a TTT Travessia Torres Tramandaí que acontece no dia 25 de janeiro de 2025.

Os atletas puderam escolher entre as distâncias de 42 km, 21 km e 10 km, além de opções de revezamento em duplas e quartetos. Kátia fez a prova dos 42 km e terminou na 3ª colocação geral entre as mulheres que fizeram este percurso.

Marilei Francescatto também se desafiou nos 42 km e subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria 50 à 59 anos. A florense decidiu participar por saber que a atleta Livia Slaviero, sua inspiração na modalidade, também estaria presente para completar em Xangri-lá, o Projeto “52 Maratonas em 2024”.

Marilei recebeu uma camiseta e uma medalha personalizada de Livia. A maratonista está escrevendo um livro e mencionará o nome e a história dos atletas que se engajaram nesse projeto pessoal. Com o valor arrecadado, a porto-alegrense comprará material escolar e fará a doação para as crianças carentes.

“Eu admiro a Livia demais, seja pelo seu exemplo como atleta ou pessoa”. Ela foi a minha inspiração desde o início, quando decidi fazer minha 1ª maratona. Sofri com lesões no joelho e, quando voltei, lesionei o tornozelo, mas sempre confiei que alcançaria meu objetivo. Estou fechado o ano de 2024 com quatro maratonas no currículo”, emociona-se Marilei.

De acordo com Kátia, foi uma prova para testar o psicológico, uma vez que a mesma foi disputada em circuito, onde cada volta tinha aproximadamente 5 km, ou seja, os atletas fizeram o mesmo trajeto por oito vezes. “Apesar da largada ter sido as 6h e o clima estar agradável, a medida que o tempo passava o sol ficava mais forte e, consequentemente, mais calor, causando um desgaste físico muito maior”, destaca Katia, que completou a 5ª maratona da carreira, todas elas em 2024.

Texto: Maicon Pan
Fotos: Divulgação