12/08/2020 Diversos

Flores da Cunha será uma das subsedes da Surdolimpíada 2021

Na cidade serão disputados jogos de handebol, no Ginásio Poliesportivo Marcos João Pivotto e, futebol de campo, no Estádio Homero Soldatelli

Após análise técnica da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) foi confirmado que Flores da Cunha será uma das subsedes da Surdolimpíada 2021, que terá como base principal a cidade de Caxias do Sul. As competições que envolvem cerca de seis mil atletas de 100 países vão ser realizadas pela primeira vez na América do Sul entre os dias 5 e 21 de dezembro de 2021.

Na cidade vão ser disputados jogos das modalidades de handebol e futebol de campo. No total vão ser 16 seleções na fase classificatória do handebol, com partidas no Ginásio Poliesportivo Marcos João Pivotto, além de oito jogos de futebol de campo no Estádio Homero Soldatelli.

O investimento para a realização do evento no Brasil deve passar de R$ 10 milhões. O plano prevê competições na Vila Olímpica da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e em outros locais da cidade, como o ginásio e as pistas de atletismo do Serviço Social da Indústria (Sesi), as piscinas do Recreio da Juventude e os estádios Centenário e Alfredo Jaconi. Além de Flores da Cunha, a cidade de Farroupilha também já foi confirmada como subsede.

A primeira competição, conhecida na época como Jogos Internacionais em Silêncio, foi em 1924, em Paris. Disputados de quatro em quatro anos, os jogos foram interrompidos apenas durante a Segunda Guerra Mundial (de 1939 a 1945). A última Surdolimpíada foi realizada em 2017 e teve como sede a Turquia, com provas disputadas na cidade de Samsun.