Na Loja, os clientes encontram desde lembrancinhas, mimos, presentes de amigo secreto, até uma cesta com inúmeros produtos que agradem a pessoa que vai receber.
Há 28 anos, a Franshop Especiarias está presente na vida dos florenses. Uma loja familiar que hoje é administrada pelas irmãs Cristina Francescatto, 54 nos, e, Mirian Francescatto Rizzotto, 53 anos.
A loja era um sonho do pai Valdomiro Antônio Francescatto, que se deslocava até a Távola, em Caxias do Sul, para comprar presentes para o sobrinho e afilhado Fabiano. Com o passar do tempo, decidiu investir na loja de especiarias e colocou as filhas para administrarem. “O pai não queria que trabalhássemos como empregadas, mas que tivéssemos o nosso próprio negócio. Inicialmente, ele queria que fosse uma casa de queijos, mas através de um representante, que tinha desde chocolates, vinhos, geleias e diversos outros produtos, começamos a montar as cestas de produtos para vender”, recorda Cristina.
A loja foi inaugurada no dia 19 de dezembro de 1995 e já começou as vendas para o Natal daquele ano. “Não tínhamos experiência nenhuma com comércio. O pai nos levou três vezes ao Uruguai para comprar queijo e não teve nenhuma outra participação no dia a dia da loja. Até hoje compramos o queijo serrano de um produtor de Bom Jesus”, destaca Mirian.
Durante essa trajetória, as irmãs montaram um café, que permaneceu por cerca de oito anos, mas por conta do grande trabalho e do pouco retorno financeiro, decidiram por fechá-lo e permanecer apenas com a loja, que em função do café estava ficando em segundo plano. “A decisão de fechar o café foi a mais acertada, embora o lado bom do café era o contato com as pessoas que relatavam vivencias do seu cotidiano”, ressalta Cristina.
Com a chegada da pandemia, a Franshop, nome que remete ao sobrenome Francescatto (Fran) e shop, sinônimo de loja/comércio, alavancou as vendas, uma vez que as pessoas pararam de sair de casa e vinham até a loja para comprar comidas prontas e preparar em casa. Os clientes aproveitavam e acabavam comprando presente para os familiares. “Com a pandemia consegui deixar todas as contas em dia e ainda pagar os dois freezers e uma geladeira” relata Cristina, que é responsável pela parte contábil.
Hoje a Franshop trabalha com produtos importados. “No início era difícil oferecer produtos nacionais porque os mercados da cidade já ofereciam. Trabalhamos com produtos que, nos grandes mercados, às vezes, os clientes não enxergam e aqui na loja, encontram com muito mais facilidade. Priorizamos sempre produtos diferentes, que sejam vendidos com exclusividade”, explica Mirian.
Na Franshop, os clientes encontram desde lembrancinhas, mimos, presentes de amigo secreto, até uma cesta com inúmeros produtos que agradem a pessoa que vai receber. “É gratificante a pessoa ganhar um presente da loja e se emocionar ao ler o cartão de quem está presenteando. Temos vários clientes que tem a família em Flores da Cunha e moram nos Estados Unidos, Itália, Austrália e África do Sul e sempre encomendam presentes para os familiares. É um sentimento especial entregar os presentes e sentir esse carinho dos familiares que moram longe lembrando das datas importantes”, conta Mirian. A loja também oferece alimentos importados e nacionais, bebidas e congelados, como queijos, salames, copas, pecados, entre outros.
Hoje, além das sócias-proprietárias, a Franshop conta com mais cinco funcionários. Destaque para Grecco Francescatto, 20 anos, que também é responsável pela parte financeira da loja. “O diferencial da loja é o atendimento, a variedade de produtos diferentes e o ambiente familiar. Nós cuidamos de todas as pessoas que trabalharam aqui como se fossem da nossa própria família”, evidencia Mirian, que é mãe do Grecco.
“Na Franshop o cliente estipula o valor que pretende gastar e, nós, pensamos com carinho, nos colocando no lugar da pessoa que vai receber. Embora a loja tenha uma infinidade de produtos, é importante sempre colocar algo que a pessoa se lembre da data e de quem recebeu. Aqui na Franshop, a pessoa vem com tempo e monta a sua cesta personalizada, conforme o gosto de quem será presenteado”, argumenta Cristina, ao destacar que o atendimento é feito de forma que o cliente se sinta bem e possa voltar em outras ocasiões.
Para o futuro da Franshop, Cristina pretende diminuir o ritmo de trabalho. “Aos poucos quero que o Grecco assuma essa parte financeira da loja. Não que eu vá parar de trabalhar, mas vou me sentir mais segura por saber que ele tem competência e responsabilidade para dar seguimento a essa área. Já pensei algumas vezes em vencer a loja, mas seria egoísmo da minha parte pensar apenas em mim”, justifica Cristina.
Vendo essa trajetória de sucesso e reconhecimento da Franshop, se tivessem que voltar lá atrás, quando receberam a loja do pai, Cristina e Mirian foram enfáticas ao afirmar que, se tivessem a experiência que tem hoje, teriam conduzido a loja com um toque mais profissional. “Lá no início, a impressão era de que nós brincávamos de comprar e vencer. Atendemos bem, aprendemos com o passar dos anos, mas sem nenhuma formação para isso. Se tivesse a oportunidade de voltar naquele tempo teria me preparado melhor para administrar a Franshop. Nós fizemos uma venda passiva e talvez o diferencial esteja em procurar o cliente e não apenas esperar que ele venha até a loja”, resumem as proprietárias.
A Franshop atende na Rua John Kennedy, 2433, centro de Flores da Cunha. Conheça os produtos da loja nas redes sociais: INSTAGRAM e FACEBOOK. Não perca tempo. Entre em contato com pelo fone/WhatsApp: (54) 9.8423.2302.
Texto e Fotos: Maicon Pan