Na sua trajetória, conquistou diversos títulos, destacando o primeiro título, em 1990, pelo Cerro Largo. A última conquista foi em 2019 defendendo o Acioli, quando também era presidente da diretoria.
No sábado, 17 de agosto, ocorre a entrega oficial da premiação do Campeonato Municipal de Bochas de Nova Pádua. Embora esse seja o último ato deste certame, a lembrança de Valdir Fantin ficará eternizada.
Daqui a cinco, dez, quinze anos, os mais novos visitarão a galeria de troféus do Cerro Largo, Nova Geração, Curuzu e Accioli (Série Ouro) e dos times do Santo Antônio, Divisa, Nova Pádua e Bonito (Série Prata) e lembrarão do Sr. Valdir Fantin, desportista homenageado neste campeonato de 2024.
Valdir era conhecido por ser uma pessoa de fala mansa e tranquila. Dentro de cancha essas qualidades se destacavam e, somadas a qualidade como jogador, tinha o respeito e admiração dos adversários.
Filho de Maria Madalena Fantin e Santo Fantin, Valdir nasceu no dia 15 de junho de 1959. Irmão de Pedro, Pierina e do Padre Renato, o homenageado residia na comunidade do Travessão Acioli.
Desde muito cedo, Valdir começou a jogar bocha, esporte que gostava bastante. No início da carreira, atuou pela equipe do Cerro Largo, onde ficou por alguns anos e, posteriormente, passou a jogar pela equipe do Acioli, onde permaneceu jogando até 2020. Em muitas ocasiões recebeu a medalha de dupla destaque das certames.
Na sua trajetória, conquistou diversos títulos com as equipes por onde jogou, destacando o primeiro título, em 1990, pelo Cerro Largo. A última conquista foi em 2019 defendendo o Acioli, quando também era presidente da diretoria. Em todo os anos como atleta, Valdir sempre teve o respeito dos companheiros e adversários.
Além da participação no esporte, Valdir sempre foi atuante junto à comunidade, servia sempre que era solicitado, seja nas festas, promoção de almoços e jantares. Além disso, foi presidente da Sociedade de Abastecimento de Água dos Travessões Acioli e Cerro Largo.
Valdir Fantin faleceu no dia 10 de fevereiro de 2022, aos 62 anos de idade, deixando seu exemplo de amor e dedicação ao esporte por mais de três décadas.
Texto e Fotos: Maicon Pan