A honraria é uma forma de reconhecer as relevantes conquistas do atleta florense na temporada de 2022, da Copa Prime de Jiu-Jitsu.
Na noite de sábado, 11 de março, foi especial para João Pedro Venz Bertuol. No Plenário Otávio Rocha, na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, o florense recebeu o Certificado de Melhor Atleta de Jiu-Jitsu da Categoria de Base de 2022 do Estado do Rio Grande do Sul, entre todos os atletas da categoria Sub 6, independentemente da faixa.
A honraria é uma forma de reconhecer as relevantes conquistas do atleta na temporada de 2022, da Copa Prime de Jiu-Jitsu. Com isso, João Pedro recebeu o Título de Elevado Mérito Desportivo Top Ranking 2022.
De acordo com o professor Altamir Molina Cezar Junior, o “Gu”, a conquista do João é um orgulho imenso, ilustra o quanto o esforço vale a pena. “Trabalhamos sempre com a premissa de que se fizermos tudo certo vamos colher sempre ótimos resultados. O JP, como costuma ser chamado, sempre levou o esporte a sério, sempre faz o que precisa ser feito, cada campeonato volta sabendo o que precisa melhorar e trabalha duro para conseguir”, ressalta o educador.
Ainda segundo Gu, só o esporte pode proporcionar essa mentalidade para uma criança. “Ao ver o João enfrentando e encontrando meios para superar os adversários, o nervosismo e a pressão da torcida é emocionante e inevitável deixar escapar umas lágrimas. Presenciar o JP se concentrando, segurando o choro para conseguir respirar fundo e, aos poucos, se acalmar para lutar, mostra que o jiu-jitsu tá proporcionando um bem muito além de uma medalha”, relata o proprietário da Academia J.A Flores da Cunha.
O professor afirma que o aluno vai crescer capaz de enfrentar qualquer desafio sem medo algum e com autocontrole e confiança para tomar decisões ao longo da vida. “Isso me motiva muito e é um dos principais combustíveis para seguirmos trabalhando e nos empenhando cada vez mais para o desenvolvimento das crianças. Falo no plural porque o incentivo da família é tão importante quanto o trabalho que fazemos na academia”, destaca o docente.
Ao finalizar seu depoimento, Gu garante que o atleta merece esse reconhecimento. “Ele é uma criança sensacional: alegre, determinado e muito disciplinado. Nós da academia, professor e colegas, temos muito orgulho dele e do quanto ele nos representa. O João Pedro transmite exatamente o que trabalhamos todos os dias para conquistar”, resume o professor.
Texto: Maicon Pan
Fotos: Lisiane Fernandes