27/12/2021 Anunciantes

Morangos Zanella: o sabor que conquista

Produzimos para que nosso morango chegue na prateleira do mercado e na residência dos clientes com sabor para ser consumido. “Não adianta termos o objetivo de aumentar a produtividade e perder a qualidade", resume Tiago que é um apaixonado pelo kart.

O sucesso da Empresa Morangos Zanella não surgiu do dia para a noite. Ao contrário, é fruto de um trabalho iniciado há décadas, feito com dedicação e, acima de tudo, muito amor. Quando falamos dos Morangos Zanella é preciso reconhecer o trabalho do casal Adecir José Zanella e Sirlei Tamagno Zanella e do Tiago Zanella. Mais do que uma fruta, os Morangos Zanella são sinônimo de qualidade, tradição, trabalho sério, dedicado e responsável, enraizado há 14 anos na Capela Santa Justina, em Flores da Cunha. 

Adecir sempre trabalhou na agricultura e, há cerca de 30 anos, faz Ceasa em Porto Alegre. No início trabalhava com a produção de uva e algumas variedades de verduras como couve flor, beterraba, cenoura que eram também eram comercializadas na capital. “Os clientes que compravam mercadoria do meu pai começaram a pedir para que conseguisse frutas. Com isso, começamos a ver que o mercado da fruta estava se expandindo e bastante atrativo”, lembrou Tiago.

Visando atender esse novo mercado, Zanella comprava ameixa na região e revendia. Naquela época a produção de morangos começava a engatinhar. Em 2007 surgiu a ideia de arriscar e investir na produção da fruta, mas sempre com aquela desconfiança de iniciar um novo negócio. “Tivemos que decidir em poucos dias porque tínhamos que encomendar as mudas que vinham do Chile e Argentina”, recorda o empresário.

Com o aval da esposa e do filho, Adecir arriscou e iniciou no ramo dos morangos, adquirindo 5 mil mudas da fruta. O plantio ainda era feito no chão, nos tubos baixos. No início a empresa não tinha funcionários e todo o processo de plantio e colheita era feita pela família. “Já em 2008 começamos a ter retorno e os clientes pedindo mais produção. Foi então que decidimos comprar mais 10 mil mudas”, frisa Adecir.

Com o aumento da produção, os empreendedores construíram uma casa e contrataram uma família de empregados porque a ideia de Tiago era de não seguir na agricultura. “Em 2012, quando cursava o Ensino Médio, na minha cabeça o futuro era trabalhar na cidade, numa empresa. Com 100 mil mudas de morango plantadas, iniciei meu estágio numa empresa de Flores da Cunha. Fiquei seis meses e depois tomei a decisão que hoje representa o tamanho da Morangos Zanella. Ou meus pais permaneciam naquele tamanho, cuidando de tudo, com o casal de empregados ou eu voltava para administrar a empresa e continuar investindo”, explicou Tiago. 

Com a presença de Tiago em tempo integral, ficou definido que Adecir cuidaria das vendas em Porto Alegre e o filho seria o responsável pela Granja, coordenado os funcionários na plantação, tratamentos e colheita da produção. “Comecei a faculdade e as disciplinas me abriram os olhos para o investimento que poderia fazer na colônia e a possibilidade de crescimento que a empresa familiar poderia me proporcionar”, ressaltou o empresário.

Com o passar do tempo, a cada ano que passava a família cortava um pedaço de parreira e aumentavam a produção de morangos. Depois de alguns anos a família desistiu da produção das verduras, ficando apenas com a uva e os morangos. Em 2013, o plantio começou a ser feito em estufas. Hoje a empresa conta com 300 mil pés de morango e a cada ano é feita a contratação de novos funcionários.

No início, a produção era colocada em caixas de papelão sem marca nenhuma. “Quando o negócio começou a engrenar fizemos um layout e decidiu-se por colocar o sobrenome da família com o slogam: Morangos Zanella: o sabor que conquista”, explica ele.

Hoje, toda a produção e cultivada em estufas e a empresa conta com 20 funcionários. De acordo com Sirlei, a projeção para os próximos dois anos e chegar a 400 mil mudas e contar com 25 funcionários. A empresa continua comprando uma pequena quantidade de pêssego, ameixa e maçã para atender a demanda dos clientes. Para 2022, a empresa deve finalizar a produção de uva e 99% da produção será voltada para os morangos.

Além de Porto Alegre, a empresa também tem clientes em Mato Grosso e um cliente de Minas Gerais, que coloca a carga de morangos no caminhão e manda para Fortaleza. A empresa foca seu investimento em novas tecnologias. “Comprei uma máquina italiana de classificar o morango, uma outra máquina para montar a caixa de papelão. O que consigo trazer da Engenharia de Produção para dentro do agronegócio eu busco para otimizar e facilitar o processo”, garantiu o florense.

Para o futuro da empresa, a perspectiva é continuar crescendo um pouco por ano, aumentando a produção sempre com o foco de manter o nosso diferencial que é a qualidade do produto, com vida útil para chegar a outros estados do Brasil. Produzimos para que nosso morango chegue na prateleira do mercado e na residência dos clientes com sabor para ser consumido. “Não adianta termos o objetivo de aumentar a produtividade e perder a qualidade”, resume Tiago.

Os interessados podem entrar em contato com a empresa pelo fone WhatsApp (54) 9.9997.0833 (com Tiago) ou pelo e-mail tiago_zanella@hotmail.com.

Texto: Maicon Pan
Fotos: Morangos Zanella / Divulgação