A referida sessão solene foi de autoria da vereadora Mônica Corso Pan e aprovada por todos os vereadores na sessão do dia 14 de outubro.
Na noite da última sexta-feira, dia 25 de outubro, a Câmara Municipal de Nova Pádua realizou uma sessão solene para homenagear o Esporte Clube Ferroviário pela conquista dos títulos da Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho de 2012 e 2013.
Realizada no salão da comunidade do Travessão Curuzu, a solenidade contou com a presença dos vereadores, Vice-Prefeito Ronaldo Boniatti/PSDB representando o Prefeito Itamar Bernardi/PMDB, Presidente do Legislativo de Caxias do Sul vereador Edson da Rosa/PMDB, vereador Luiz Antônio Santos/PDT representando a Câmara Municipal de Flores da Cunha, direção, membros da comissão técnica e alguns jogadores que fizeram parte das conquistas.
A vereadora Mônica Corso Pan/PMDB, autora da sessão solene, lembrou a história do Esporte Clube Ferroviário que começou muito antes dos documentos registrados. De acordo Sr. Honorino Alessi, 1º presidente do E.C. Ferroviário, o nome do clube surgiu antes de serem criados os campeonatos.
Um grupo de amigos participava de torneios e a maioria deles era de sobrenome Lusa. Diziam que eles eram vermelhos, cor de ferrugem e relacionados com ferro. As pessoas então colocaram o nome de “ferroviári”. Com o passar do tempo o time da comunidade foi criado e decidiram que o nome seria Ferroviário.
No dia 23 de abril de 1988, foi registrado o Esporte Clube Ferroviário. “É gratificante ter o trabalho reconhecido na oportunidade em que os atletas ex-profissionais fazem reconhecem a organização e estrutura do E. C. Ferroviário”, lembrou Mônica.
A vereadora enalteceu o fato de a equipe ter levado o nome de Nova Pádua em toda a região nordeste. “Com as conquistas do bicampeonato da Copa Libertadores do Nordeste o município foi lembrado em muitos municípios e nas principais mídias da região” finalizou Pan.
O Presidente do Poder Legislativo relatou a importâncias de todos os títulos conquistados pelo Esporte Clube Ferroviário, mas de modo especial ao bi campeonato da Copa Libertadores do Nordeste. “Além do trabalho e dedicação, a comunidade do Travessão Curuzu acolheu cada atleta do time como se já fizessem parte da comunidade há muito tempo, destacou Silvino Maróstica/PSDB.
O vereador Nestor Tonello/PSDB também destacou a visibilidade que a equipe do Travessão Curuzu deu ao município. “Nas duas conquistas da Libertadores, a equipe do E.C. Ferroviário colocou o nome de Nova Pádua em evidencia na região e no Estado, agradeceu Tonello.
O Presidente do Esporte Clube Ferroviário fez um breve relato das conquistas alcançadas nos últimos nove anos. O trabalho da desta direção começou em 2005 quando o clube conquistou o 1º título municipal. “Naquele ano, a direção foi formada aleatoriamente por afinidade entre os membros. Erguemos a cabeça, arregaçamos as mangas e encaramos o desafio”, relembra Darci.
Lusa destacou que o futebol tem que ser um esporte que agrega pessoas que apesar de lados opostos, o adversário será apenas adversário, jamais inimigo. Vencê-lo sempre será nosso objetivo uma vez que haverá vencedor. As derrotas sempre não ensinaram algo. Quando bem analisadas e interpretadas abrem caminho para novas vitórias”, enalteceu Darci.
"Ser campeão da Copa Libertadores do Nordeste para uma comunidade pequena como o Travessão Curuzu foi incrível e ser bicampeão foi indescritível. Para quem esteve envolvido diretamente sabe o quanto foi difícil e merecedor", finalizou o presidente.
Na comissão formada em 2005 assumiram Darci Lusa, Horácio Alessi, Remi Luiz Menegat, Isanor Pan e Néris Marin. A cada ano, dois novos membros se integram a essa comissão assumindo também Dorvalino Alessi, Jair Borella, Fidêncio Marin, Isair Bernardi, Joseli Borella e Flávio Gilnei Pan.
O vereador Claudiomiro Tonet/PP comparou um time de futebol a uma orquestra, uma vez que o técnico é o maestro. Os jogadores comparam-se aos músicos. A torcida ao público que prestigia o espetáculo musical. “Parabenizo a direção, comissão técnica, atletas, torcida e comunidade do Travessão Curuzu pelas conquistas da Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho de 2012 e 2013”, enalteceu Tonet.
O Vice-Prefeito Ronaldo Boniatti parabenizou o Esporte Clube Ferroviário pelas conquistas alcançadas e destacou o esporte como forma de convívio e inclusão social. “Cada troféu tem uma história e o E. C. Ferroviário vem marcando a história do esporte de Nova Pádua”, elogiou Boniatti.
Em seguida, os membros da diretoria e o técnico do E..C. Ferroviário receberam um troféu pelo trabalho realizado no decorrer dos nove anos de trabalho onde o clube conquistou nove títulos a nível municipal e estadual.
O Presidente Silvino Maróstica e a autora da solenidade Mônica Corso Pan fizeram a entrega da placa que ficará fixada no salão da comunidade do Travessão Curuzu ao Presidente do Esporte Clube Ferroviário Darci Lusa.
A referida sessão solene foi de autoria da vereadora Mônica Corso Pan e aprovada por todos os vereadores na sessão plenária do dia 14 de outubro do corrente ano.
Texto: Maicon Pan
Fotos: Airton Néry