01/12/2011 Futebol

Pênaltis: sorte ou competência?

“Acho que foi o Ayrton Senna que puxou aquela bola para o alto", frase de Roberto Baggio sobre o pênalti perdido da decisão da Copa de 94

São muitas as frases que escutamos sobre a cobrança de pênaltis. Quem nunca se deparou com frases como: Pênalti deveria ser cobrado pelo presidente do time. Pênalti é loteria. “Acho que foi o Ayrton Senna que puxou aquela bola para o alto", frase de Roberto Baggio sobre o pênalti perdido da decisão da Copa de 94.
 
Muitos entendidos afirmam que para sair vencedor numa decisão por pênaltis é preciso treinar de forma exaustiva. Dizem que da repetição vem a confiança e a precisão na batida. Outros afirmam que 50% das chances para converter a cobrança depende do lado emocional do atleta. E por fim, um pouco de sorte não faz mal, seja para atletas profissionais ou para atletas que disputam campeonatos amadores.
 
Em Nova Pádua, o título da 2ª divisão foi decidido nas cobranças de pênaltis. Na série de cinco cobranças, Eder Dagnese errou a 1ª cobrança para o São José e Odirlei Salvador desperdiçou para o Leonel. Na série alternada, Palha defendeu a cobrança de Neco Marin para a alegria da torcida do São José.
 
Por: Maicon Pan