05/07/2015 Diversos

Piloto de kart intensifica os treinos físicos

Uma preparação física adequada para pilotos de kart traz uma melhora do condicionamento físico aeróbico até os exercícios específicos

Enquanto aguarda a próxima etapa do Serrano de Kart, o piloto Douglas Balardin vem intensificando a preparação física. O piloto paduense frequenta a academia desde maio de 2014, mas sem o acompanhamento de um profissional da área, que passou a ser feito a partir de março. 
 
O papel do exercício físico para pilotos de kart é de extrema importância mesmo se o praticante não for um piloto profissional. Além da grande utilização dos músculos do ombro, antebraço, abdômen e lombar, a frequência cardíaca atinge níveis de elevação que podemos comparar com esportes coletivos como futebol e vôlei. 

Uma preparação física adequada para pilotos de kart vai desde a melhora do condicionamento físico aeróbico até os exercícios específicos, que como todo esporte é de suma importância. 
 
O atleta Douglas Balardin iniciou os treinos de musculação a quatro meses na busca de aprimorar suas valências físicas para melhorar sua performace na pistas de kart, o atleta procurou a ESL Consultoria em atividade Física, representada pelo Prof. de Educação Física Eduardo Matos, conhecido na cidade de Flores da Cunha “Baiano Personal”. 
 
O kart é um esporte que se utiliza muito músculos do ombro, antebraço, abdômen e lombar, a frequência cardíaca atinge níveis de elevação que podemos comparar com esportes coletivos como futebol e vôlei. Uma preparação física adequada para pilotos vai desde a melhora do condicionamento físico aeróbico até os exercícios específicos, que como todo esporte é de suma importância. 

Os exercícios de fortalecimento muscular devem ser feitos em conjunto com os exercícios aeróbicos. Durante esse período de 4 meses foi montado toda a preparação do atleta com um cronograma diário de treinos a serem executados tanto dentro da academia quanto fora dela, respeitando os descansos necessários pós competição e pré-competição.
 
Abaixo citarei os principais músculos que foram trabalhados na academia pelo atleta: 
- Abdominal e lombar: É a base muscular para qualquer esporte, e o kart não fica de fora dessa. 
- Músculos da articulação do ombro: De grande importância, o trabalho dessa região que é muito utilizada devido a posição do piloto no cockpit.
- Músculos extensores e flexores dos dedos (antebraço): Outra região de extrema importância e utilização, fazer um trabalho aprimorado nessa região se torna necessário, pois esses músculos auxiliam de forma direta na movimentação do volante.
 
- Exercícios de coordenação, concentração e tempo de reação: Para uma corrida de kart o piloto deve estar atento a todo momento, devido a disputas por posições, acidentes etc. Os exercícios específicos de coordenação, concentração e tempo de reação vão auxiliar o piloto nesses momentos importantíssimos que exigem concentração, coordenação e tempo de reação.
 
Quando se trata de piloto de Kart o atleta não pode visar um corpo muito pesado e hipertrofiado e sim um shape mais leve e condicionado, pois podem trabalhar melhor o lastro. Então, é preciso ser o mais forte possível com o mínimo de massa muscular acumulada. 
 
Por: Maicon Pan