16/01/2022 Futebol

Arbitragem gaúcha encerra hoje, dia 16, a pré-temporada em Flores da Cunha

Antes da bola rolar, a FGF busca aperfeiçoar o nível técnico dos árbitros gaúchos e padronizar os critérios e interpretações das regras do jogo

Começou nesta sexta-feira, dia 14, a 19ª pré-temporada dos árbitros e assistentes classificados na categoria A da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Conforme a Comissão Estadual de Árbitros de Futebol (CEAF/RS), os trabalhos encerram neste domingo, 16 de janeiro, na cidade de Flores da Cunha.

Os treinamentos são realizados no estádio Homero Soldatelli. Árbitros e auxiliares ficarão concentrados no Letto Hotel, respeitando todos os protocolos de combate à Covid-19, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento, segundo a FGF.

A pré-temporada inicia na véspera da abertura do Campeonato Gaúcho 2022. No total, 55 profissionais estão concentrados para as atividades. Antes da bola rolar, a FGF busca aperfeiçoar o nível técnico dos árbitros gaúchos e padronizar os critérios e interpretações das regras do jogo.

Durante três dias, os árbitros irão realizar trabalhos em sala de aula e no campo para reforçar situações de jogo, como tomadas de decisões, situações de eventual penalidade, bola na mão e mão na bola, impedimento, controle de jogo, resolução de conflitos, entre outras. Os treinos contaram com a participação de um combinado de atletas de Flores da Cunha.

“A pré-temporada é importante para os árbitros e auxiliares tomarem ciência das atualizações de regras. Também faremos treinamentos básicos que necessitam de aperfeiçoamento e faremos testes físicos e teóricos para recapitulação das regras do jogo” explica o presidente da CEAF/RS, Luiz Fernando Gomes Moreira.

Os árbitros da Federação também passarão por avaliações físicas nos dias 18, 19 e 20 de janeiro. Eles serão submetidos a testes físicos pela manhã, no campo do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), em Porto Alegre, e teóricas, no auditório da FGF, pelo turno da tarde.

Devido à pandemia, para participar da pré-temporada, o árbitro federado teve que apresentar a carteira de vacinação atualizada e o teste de covid-19 negativo, feito com 72 horas de antecedência. 

Texto: Maicon Pan
Fotos: Felix Zucco / Agencia RBS