09/08/2021 Futevôlei

Público feminino ganha cada vez mais destaque no futevôlei

Em Flores da Cunha, observa-se uma forte explosão pela procura da prática do futevôlei e vem ganhando força entre o público feminino, principalmente na disputa das categorias misto e feminino.

Originado nas praias do Rio de Janeiro, em 1960, o futevôlei se espalhou pelo Brasil e já atravessou o mundo, e a modalidade vem crescendo a cada bola jogada para o alto, principalmente entre as mulheres.

Em Flores da Cunha, observa-se uma forte explosão pela procura da prática do futevôlei e vem ganhando força entre o público feminino. Hoje, o crescimento do futevôlei, nas categorias feminino e misto, é bastante considerável nas quadras florenses.

A profissional de educação física, Letícia Tomazzoni Caberlon, foi convidada por uma amiga para conhecer a modalidade. “Me interessei porque já tinha praticado vôlei e futebol. Fui conhecer o futevôlei, mas não tinha noção de como era jogado. Na primeira vez que pisei na quadra me apaixonei pela modalidade” recorda ela. 

Ao perceber que poderia ser dar bem na areia, a florense intensificou os treinos para aprimorar as técnicas. Depois de cinco meses de treinos, Letícia já disputou a primeira competição. Embora a não tenha conseguido pódio, a vontade de progredir no esporte só aumentou. No segundo torneio interno da Fiorio Esportes de Areia & Funcional, ao lado do namorado Nicollas Costa, o casal ficou com o 2º lugar.

No início, a maior dificuldade enfrentada pela atleta foi a questão dos fundamentos, mas, com a carga de treinos foi adquirindo a técnica, visão de jogo, deslocamento na areia. Perto de completar dois anos no esporte, Letícia garante que vem evoluindo a cada novo treino e jogo.

Leticia enumera alguns títulos importantes nessa breve trajetória no futevôlei. Em novembro de 2020 conquistou o título da categoria feminina ao lado de Daiane Cassol e ficou com o 2º lugar na categoria misto, ao lado do namorado Nicollas Costa. Já em 2021, Letícia ficou com a 3ª colocação fazendo dupla com Leandrinho.

Em fevereiro deste ano, Letícia participou do desafio feminino ao lado da florense Mayara Foscarini, enfrentando a porto-alegrense Emily Ricardo e a florense Luana Mantovani. Num jogo equilibrado, Leticia e Mayara levaram a melhor e ficaram com o título do desafio.

Em maio deste ano, em mais um Torneio Interno da Fiorio Esportes de Areia & Funcional Letícia e Nicollas subiram ao lugar mais alto do pódio na categoria misto. “Embora o título seja importante, a conquista mostrou a minha evolução na modalidade, sendo um incentivo para continuarmos treinando cada vez mais”, destaca ela.

Letícia também já participou da categoria misto, nas duas etapas do Circuito Serrano de Futevôlei. A competição é organizada pelos atletas Maico Morandi e Lucas Isoton. A primeira etapa aconteceu na Fiorio Esportes de Areia & Funcional, em Flores da Cunha e, a segunda, na Lapa Complexo Esportivo, em Bento Gonçalves.

No final de julho, Letícia e Nicollas subiram ao pódio em Farroupilha. Na categoria misto perderam a final para a dupla florense formada por Mayara Foscarini e Anderson Pacheco. “Foi uma final parelha e nos pequenos detalhes acabamos perdendo o torneio”, lamenta Leticia.

Para ela, o futevôlei é um constate aprendizado e os treinos vão fazendo com que os atletas evoluam e se tornem cada vez mais completos. “Meu objetivo é participar de competições a nível Estadual, na categoria misto e, principalmente, no feminino, que vem crescendo a cada dia que passa”, finalizou Letícia Tomazzoni Caberlon.

Por: Maicon Pan