Na galeria do União Feminina, são 48 troféus de campeão e o restante de vice, 3º lugar e troféus disciplina entre as equipes de futsal, futebol 7 e futebol de campo.
O esporte sempre foi e continuará sendo uma forma de influenciar diretamente na formação do caráter dos jovens. Além dos benefícios à saúde, o esporte tem o poder da socialização, onde não se separa gênero, raça, religião ou classe social.
O trabalho realizado pela diretoria da Equipe União Feminina, de Flores da Cunha, tem uma preocupação toda especial com as jovens que, ao praticarem as modalidades do futsal e futebol, deixam de pensar em outras coisas, principalmente num mundo tão banalizado.
De acordo com o dirigente Jorge Borges, a equipe conta com atletas na categoria adulto e Sub 17, onde participam meninas de 12 aos 17 anos de idade. “Treinamos duas vezes por semana e, os custos com quadra e lanche, são pagos com ajuda de alguns apoiadores que pagam um valor espontâneo mensal”, destaca Jorge.
No domingo, 5 de fevereiro, a equipe disputou o torneio de futsal em Antônio Prado. Na ocasião participaram as equipes do Arsenal (Vacaria), Smel (Bom Jesus), Ana Rech, Sem Limites A e Sem Limites B (ambos de Caxias do Sul) e Pepe (Antônio Prado).
Nas partidas disputadas, o União Feminina teve atletas premiadas com a medalha de “Craque do Jogo”. Foram escolhidas a Ala Larissa G. Borges, a goleira Dinara Garbin Hennicka e a Pivô Dih Machado.
A partir de agora, o foco da equipe passa a ser a preparação para disputar o Regional de Futsal – Categoria Adulto. “Nosso elenco será mesclado com atletas da categoria adulto, a maioria de Caxias do Sul e algumas menina do Sub 17, de Flores da Cunha”, relata Borges.
Fundada em 2006 e registrada em 2010, a equipe União Feminina já conquistou cerca de 70 troféus em competições pela região. A equipe foi campeã florense de 2006 a 2013 e campeã das microrregiões. O título de maior expressão foi conquistado em 2011 quando sagrou-se campeã de todas as microrregiões do Rio Grande do Sul na liga do Alto Uruguai, disputado na cidade de Faxinalzinho.
Na galeria, são 48 troféus de campeão e o restante de vice, 3º lugar e troféus disciplina entre as equipes de futsal, futebol 7 e futebol de campo. Na temporada de 2022, a equipe ficou com o troféu disciplina na disputa do futsal feminino florense.
“A parte esportiva é importante, mas oferecer a possibilidade dessas meninas aprenderem os valores do respeito, educação, disciplina e liderança, não tem troféu que pague”, finaliza Jorge.
Texto: Maicon Pan
Fotos: Equipe União Feminina / Divulgação