07/06/2015 Futebol

Vitória dramática garante vaga na final

A vitória credenciou o Ferroviário a disputar a 4ª final consecutiva Libertadores. Nos últimos três anos, conquistou o tricampeonato

Depois do 1 x 0 contra no jogo de ida e o placar adverso de 2 x 0 no intervalo, nem o mais fanático torcedor do Ferroviário acreditava na classificação à final.

No segundo tempo, o Ferroviário jogou o que ainda não tinha jogado nesta 16ª Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho e virou o placar para 4 x 2.
 
No primeiro tempo, a equipe do Ferroviário encontrou muitas dificuldades, muito por méritos do Paranaguá que acertou a marcação e cometeu poucos erros. A equipe da casa teve apenas duas chances de gol com Banana em chute de fora da área e Fusca que desperdiçou a chance frente a frente com o goleiro Tiago. 
 
Aos 11 minutos, Geufer marcou para o Paranaguá. Pé Fino fez jogada individual pela esquerda e cruzou na cabeça do artilheiro que cabeceou firme sem chances para Douglas e fez 1 x 0. 
 
A situação que já era difícil, piorou ainda mais com o segundo gol do Paranaguá marcado as 30 minutos. Tida que não jogou em Nova Roma do Sul recebeu lançamento, ganhou do zagueiro e tocou na saída do goleiro.
 
Na jogada seguinte Pé fino quase liquidou o jogo. Da entrada da área chutou rasteiro e a bola caprichosamente raspou a trave direita de Douglas. Ainda no primeiro tempo o técnico Eder Vanzin tirou o atacante Alemão e reforçou o meio de campo com a entrada de Diego Hertal. 
 
Na saída para o intervalo era visível o semblante dos jogadores do Ferroviário com a derrota e a eminente eliminação. Depois do jogo, muitos torcedores se perguntavam o que aconteceu no vestiário. Os jogadores voltaram com muito mais vontade e disposição. Eder Vanzin promoveu mais duas alterações: saíram Tisuga e Lucho e entraram Kito e Josuel. 
 
O segundo tempo foi disputado num ritmo alucinante. As esperanças de classificação se renovaram logo aos 3 minutos quando Gavião descontou para o Ferroviário. Na troca de passes dentro da pequena área, Kito tocou para o camisa 9 que completou para o gol.
 
Aos 8 minutos, em mais um bela jogada de Kito que cruzou e por detalhes Gavião não empatou para o Ferroviário. No contra ataque, o Paranaguá perdeu a grande chance da segunda etapa. Tida passou por quatro marcadores e chutou para a grande defesa do goleiro Douglas. 
 
Eder fez a troca de atacantes. Saiu Fusca e entrou o também velocista Maicon. A equipe do Ferroviário seguia empilhando chances de gol. O lateral Elieser foi lançado e chutou forte para boa defesa de Tiago. Na cobrança de Escanteio, Maicon cabeceou rente ao poste. 
 
Na busca do empate, Vanzin tirou Tiago Rens e colocou o zagueiro Tilão, que atuou mais como centroavante. Em mais um contra-ataque, Willian acertou o travessão do goleiro Douglas desperdiçando mais uma grande oportunidade para a equipe do técnico Moacir Panazzolo.
 
Faltavam mais 10 minutos de jogo e muita coisa aconteceu no campo do Travessão Curuzu. O zagueiro Maurício, que até então se destacava pela segurança defensiva, transformou-se no grande nome do jogo. Aos 34 minutos o zagueiro deixou tudo igual. Na troca de passes da zaga do Ferroviário, Tilão tocou para Maurício que empatou em 2 x 2. 
 
Aos 37 minutos, o zagueiro Maurício fez o gol da virada. Depois do cruzamento de Kito pela esquerda, o zagueirão subiu no 3º andar e fez 3 x 2. Se terminasse assim, o finalista seria decidido na prorrogação.
 
Torcida, jogadores e a comissão técnica já comemorava, mas ainda tinha mais. Aos 43 minutos Maurício aproveitou a cobrança de escanteio e cabeceou forte; Tiago espalmou e no rebote, Maicon fez o gol do alívio e da classificação para a final.
 
A vitória empolgante de 4 x 2 credenciou o Ferroviário a disputar a 4ª final consecutiva Libertadores. Nos últimos três anos, a equipe de Nova Pádua conquistou o tricampeonato da Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho. 
 
O adversário da final será o Barracão de Bento Gonçalves que venceu o jogo de ida contra o Linha Brasil por 2 x 0 em Nova Petrópolis e jogando em casa goleou o adversário por 4 x 0. O jogo de ida acontece no próximo domingo, dia 14 de junho, em Bento Gonçalves. 
 
Resultados das Semifinais 
Ferroviário 4 x 2 Paranaguá                Barracão 4 x 0 Linha Brasil
 1º jogo     0 x 1                                  1º jogo   2 x 0
 
Final - Jogo de Ida - Dia 14 de Junho
Barracão x Ferroviário
 
Por: Maicon Pan